No Evangelho de hoje, Mateus apresenta mais duas parábolas que Jesus conta à multidão. São parábolas que tentam explicar o Reino dos Céus.
A primeira parábola "compara o Reino dos Céus como um tesouro escondido no campo; um homem o encontra e o mantém escondido; cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”.
A segunda parábola "compara o Reino dos Céus como um comprador que procura pérolas preciosas; quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".
O Reino dos Céus, irrompido em Jesus Cristo, portanto é o próprio Jesus Cristo, só nos traz alegria, como a do homem que encontra um tesouro escondido no campo ou como a daquele que procura pérolas preciosas e as encontra.
Será que há tesouro mais valioso ou pedra mais preciosa que Jesus Cristo - Caminho certo, Verdade segura, Vida plena?
O Reino dos Céus, irrompido em Jesus Cristo, é o tudo de nossa vida. Tudo o que possuímos de bens materiais nem sequer se aproxima de seu valor infinito.
Tudo isso nos deve fazer pensar: por que em tempos em que se aposta demasiadamente nos "tesouros" e "perolas" terrenos, não se aposta nos "tesouros" e "pérolas" celestes?
+Dom Jacinto Bergmann