"A Palavra de Deus Para Hoje" 15-08-18

O Evangelho de hoje apresenta aquilo que nós conhecemos como correção fraterna. Nas palavras de Jesus, a correção fraterna, soa assim: "Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, diga-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público". Como as nossas relações seriam mais fraternas, e, por isso também, mais felizes, se nós obedecêssemos os passos da correção fraterna colocados por Jesus: primeiro, uma correção a sós; segundo, uma correção acompanhada por irmãos; e só por fim, uma correção pública. Cada vez mais, nos tempos de hoje, nós somos propensos mais a acusar do que a corrigir. Vivemos um clima de intolerância fraterna. Precisamos aprender a apostar no irmão corrigindo-o e não logo acusando-o.

+Dom Jacinto Bergmann