"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 29-08-18

Hoje, a Igreja Católica celebra o Martírio de São João Batista. Ele, João Batista, "o maior entre os nascidos de mulher", nas palavras de Jesus, a quem anunciou e batizou, morreu por dar testemunho de sua fé e denunciar a injustiça dos poderosos. O Evangelho de hoje, tirado de Marcos, mostra bem essa fé de João Batista e por causa dessa fé a sua denúncia das injustiças. O rei Herodes já o tinha prendido acorrentando-o na prisão por causa da denúncia contra a sua vida matrimonial irregular. Agora, na festa de seu aniversário, pressionado pela mulher Herodíades e sua filha, acabou degolando João na prisão. O Martírio de João Batista, por causa de sua fé e por causa da verdade, lembra também o martírio de tantos cristãos, que perderam a suas vidas por causa da fidelidade ao Evangelho. Vivemos, novamente, nos tempos atuais, como nos tempos do início do cristianismo, a perseguição por causa da fé a da verdade. Testemunhar a fé e testemunhar a verdade é sinônimo de ser perseguido. Quem tem interesses pessoais e por isso manipula a fé, quem age com corrupção e por isso vive de mentira, não tolera pessoas de fé autêntica e de verdade transparente. Que São João Batista, homem de fé e homem de verdade, seja nossa inspiração na vivência da fé autêntica sem interesses e na prática da verdade transparente sem mentiras.

+Dom Jacinto Bergmann