"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 22-09-18

Segundo o trecho do Evangelho de hoje, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. E Jesus lhes deu a explicação: “A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas o diabo a tira. Os que estão sobre a pedra são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas não tem raiz. Os que deixam cair entre os espinhos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas deixam sufocá-la. Os que são terra boa são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, a conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”. A semente da Palavra de Deus continua a ser lançada ainda hoje. Somos aqueles que ouvem a Palavra de Deus que estão à beira do caminho?; que deixam cair entre pedras?; que estão entre os espinhos? Ou somos aqueles que ouvem a Palavra de Deus que são terra boa? Somente sendo terra boa, a Palavra de Deus é conservada e produz frutos de perseverança em nós.

+Dom Jacinto Bergmann