"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 05-10-18

No Evangelho de hoje, tirado de Lucas, Jesus faz duras críticas às cidades de Corazim, de Betsaida e de Cafarnaum. Às duas primeiras, Corazim e Betsaida, usa estas palavras: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós". E à cidade de Cafarnaum, Jesus pronuncia esta sentença: "Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno". Como vemos, as três cidades, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, foram criticadas por Jesus, porque não se abriram à boa nova do Reino de Deus, não foram sensíveis aos sinais de Deus que nelas aconteceram. A mesma crítica de Jesus vale também para nós, para as nossas cidades. Quão fechados à boa nova do Reino de Deus, nós, muitas vezes, somos! Quão insensíveis aos sinais de Deus, nós, muitas vezes, somos!

+Dom Jacinto Bergmann