Prioridade e Ações Comuns para 2019

PRIORIDADE 2019: Sermos Igreja arquidiocesana, paroquial, comunitária e familiar como “CASA DA VIDA”.

As Ações Comuns:

1ª Ação Comum: Fortalecer a Pastoral Social em todas as Paróquias da Arquidiocese para a promoção dos pobres e da vida plena para todos.

Atividades:

1 - Articular, com a ajuda da CARITAS Arquidiocesana, a Coordenação Paroquial das Ações Sociais em vista de uma coordenação das mesmas.

2 - Identificar e mapear as áreas/situações de pobreza e de vulnerabilidade - "periferias existenciais e geográficas" - presentes em nossas Paróquias e Comunidades e criar ações de ajuda em vista de soluções concretas.

3 - Reassumir com determinação o Projeto Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo em todas as Paróquias em vista de cumprir a primeira finalidade da Pastoral do Dízimo que é de promover os pobres: a) criar (onde não tem) ou fortalecer (onde já tem) a Coordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo. b) Agilizar a existência de Missionários do Dízimo (onde não tem) ou aprimorar a existência de Missionários do Dízimo (onde já tem) em vista de visitas missionárias mensais a todos os dizimistas-oferentes.

4 - Assumir a Campanha da Fraternidade/2019 para garantir e fortalecer as Políticas Públicas (entre elas a participação nos Conselhos Municipais) nas Áreas Pastorais e Paróquias em vista da promoção dos pobres.

5 - Criar consciência da existência e missão (apoiando as suas ações concretas) nas Paróquias e Comunidades as Obras Arquidiocesanas de Promoção dos Pobres e da Vida, entre elas especialmente o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), a Casa do Amor Exigente (CAEX) e o Lar da Criança São Luiz Gonzaga (LCLG): Convidar dirigentes das Obras Arquidiocesanas de Promoção dos Pobres para expor seu trabalho em uma (ou mais) reunião dos CPPs - Conselhos Pastorais Paroquiais. b) Organizar visitas de grupos paroquiais às Obras Arquidiocesanas de Promoção dos Pobres.

6 - Vivenciar o III Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, nas Paróquias e assumir um gesto concreto de ajuda para com um grupo de pobres.

2ª Ação Comum: Comprometer-se com a defesa e promoção da vida da “Casa Comum” como “Igreja profética e missionária” formada por pessoas e comunidades discípulas missionárias de Jesus Cristo, vivendo no “processo de Iniciação à Vida Cristã” e na “consciência de sermos Igreja em estado permanente de missão”.

Atividades:

1 - Estudar, conhecer e viver a Doutrina Social da Igreja (DSI) para sermos uma "Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida": a) Os principais documentos da Doutrina Social da Igreja serem estudados nas Escolas Bíblicas Paroquiais de Ação Missionária e nos Grupos Bíblicos. b) o "DOCAT" ser estudado nos Grupos de Jovens das Paróquias e Grupos de Jovens dos Movimentos.

2 - Organizar uma ação concreta de defesa e promoção da vida da "Casa Comum" nas Paróquias contemplando as situações vulneráveis presentes em relação ao gênero humano e animal, à terra, à água, ao ar, (por exemplo: dignidade humana e familiar, espécie de animais, lixo, nascentes, desperdício, poluição, etc).

3 - Reavivar continuamente o "processo de Iniciação à Vida Cristã" nas Paróquias em vista da formação de discípulos missionários conscientes e promotores da vida integral.

4 - Detectar as "periferias existenciais e geográficas" mais palpáveis nas Paróquias (com crianças, jovens, idosos, doentes, marginalizados) e organizar uma "MISSÃO POPULAR" nas Paróquias para ir ao seu encontro como "Igreja em estado permanente de missão".

5 - Abraçar e vivenciar o "Mês Missionário Extraordinário" convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro/2019 com o tema: "Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo" e organizar uma visitação às famílias tendo presente o Rosário Missionário e a Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe

.