• Frei Genésio Fracasso, OFM cap

18° ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DE CEBs

O nosso 18° Encontro Arquidiocesano de CEBs, vem motivado pela Igreja, a nível de CNBB, pelo nosso Regional e pela nossa Igreja Arquidiocesana.

Entre os objetivos do nosso 18° Encontro Arquidiocesano de CEBs, tem em vista, mobilizar e animar nossas Comunidades dentro do Espírito do Documento 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades”; ajudar a preparar o Encontro Estadual de CEBs, em maio de 2020, em Rio Grande; retomar nossa Assembleia Arquidiocesana, outubro de 2018, onde firmou-se o compromisso de trabalharmos a prioridade “Casa da Vida”, no intuito de sermos uma Igreja profética e misericordiosa, sermos uma Igreja em saída ao encontro das “periferias geográficas e existenciais” (Papa Francisco), a opção preferencial pelos pobres e lutarmos por vida e vida em abundância (Jo 10,10).

O tema do nosso encontro, “Jesus Cristo animando as CEBs”, quer contribuir com a caminhada do povo, vendo os lugares/espaços que Ele valia-se para anunciar e dar testemunho da Boa Nova, e como pode ser iluminada hoje pelas nossas Comunidades, numa sociedade cada vez mais urbanizada, com seus diferentes serviços e ministérios, na Igreja e o mundo.

Por ocasião do XIV Intereclesial de CEBs, em janeiro de 2018, Londrina, Paraná, o Papa Francisco, assim expressou-se, “as Comunidades Eclesiais de Base possam ser, na sociedade e Nação brasileira, um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana, sempre em comunhão com a realidade paroquial e com as diretrizes da Igreja local, capaz de vir ao encontro dos terríveis efeitos da cultura do “descarte”, que leva tantos irmãos e irmãs a viverem excluídos, numa exclusão que fere na própria raiz, a pertença à sociedade onde se vive, pois quem vive nas favelas, na periferia ou sem poder já não está nela, mas fora. Os excluídos não são “explorados”, mas resíduos, sobras”.

Os bispos do Brasil, numa de suas cartas, assim se manifestam sobre as CEBs, “reafirmamos, nosso empenho e compromisso de acompanhar, formar e contribuir na vivência de uma fé comprometida com a justiça e a profecia, alimentada pela Palavra de Deus, pelos sacramentos, numa Igreja missionária toda ministerial que valoriza e promove a vocação e a missão dos cristãos leigos (as), na comunhão”. Citam também as palavras do Papa Francisco, “que não se cansem de ser rosto da Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas e não de uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças, (cf. EG 49).

Com esses objetivos e luzes, peçamos a Santíssima Trindade, modelo de Comunidade, a bênção sobre o nosso encontro.

PROGRAMAÇÃO DO 18º ENCONTRO

08:30 – Acolhida (Equipe de Animação)

09:00 – Celebração da Eucaristia com Dom Jacinto

10:20 – Assessoria de Dom Ricardo tema: "O projeto de Jesus Cristo Animando as CEBs"

11:45 – Breve partilha do 14° Intereclesial de CEBs, Londrina PR.

12:00 – Almoço

12:45 – Animação

13:15 – Teatro CF 2019 Fraternidade e Políticas Públicas

13:45 – Espaço das Pastorais Sociais