• Dom Jacinto Bergmann

"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 28-02-19


No trecho do seu Evangelho de hoje, Marcos apresenta Jesus ensinando os seus discípulos. E é um ensino que exige deles muita coerência. Diz-lhes: "Se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço". Continua usando imagens fortes neste ensino de exigência de coerência: "Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga! Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga".

Jesus sabe muito bem o quanto a nossa não-coerência é maléfica. Ela faz muito mal a nós e aos outros: além de impedir a nossa felicidade causa escândalos para os outros.

Não se trata de sermos perfeitos, mas de sermos coerentes. Não se trata de sermos impecáveis, mas de termos uma conduta honesta com Deus, conosco mesmos e com os outros.


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube