• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus para Hoje" 09-03-19


No trecho do Evangelho de hoje, o evangelista Lucas narra o chamado que Jesus fez a Levi: “Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’! Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: ‘Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?’ Jesus respondeu: ‘Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão’”.

Jesus se preocupa com Levi, que era cobrador de impostos, considerado pecador, e o chamou para ser seu discípulo.

Jesus recrimina os fariseus e seus mestres da Lei, que excluíam os cobradores de impostos, considerados pecadores por eles.

A palavra clara de Jesus continua válida para nós cristãos: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes”. Tenhamos coragem de ir às “periferias existenciais”.


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube