• Dom Jacinto Bergmann

A Palavra de Deus para Hoje" 29-03-19


É muito interessante o diálogo entre Jesus e um mestre da lei, que o Evangelho de hoje, tirado de Marcos, apresenta. O mestre da lei aproxima-se de Jesus e pergunta: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Jesus responde: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força". E Jesus já acrescenta o segundo mandamento, dizendo: "O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!" O mestre da lei fica satisfeito com a resposta de Jesus e recebe o elogio de Jesus: "Tu não estás longe do reino de Deus".

Este diálogo entre Jesus e um mestre da lei sobre o que é primário na relação com Deus, nos alerta para não nos perdermos em coisas secundárias. Estar próximo do reino de Deus e não estar longe do reino de Deus é estar focado no essencial, ter clareza do primeiro mandamento: "amar a Deus" e do segundo mandamento: "amar o próximo".

Quantas vezes na relação com Deus nós nos perdemos em coisas secundárias: em normas frias, em respeitos humanos, em cobranças medíocres, em exigências melindrosas. Precisamos ficar firmes com o mandamento maior: "amor a Deus e amor ao próximo!" Todos os outros mandamentos serão iluminados por esse mandamento maior.


Av. Domingos de Almeida 3150 - Areal - Pelotas

(53) 3225.8055

sitearquidiocese@gmail.com

Site desenvolvido em 2017 para Mitra Arquidiocesana de Pelotas.