• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus para Hoje" 02-04-19


O Evangelho de hoje, tirado de João, apresenta o episódio da cura do homem doente, que há trinta e oito anos, esperava entrar na piscina, junto à porta das Ovelhas da cidade de Jerusalém. Quando as águas da piscina se agitavam, quem entrava era curado. Esse homem há trinta e oito anos também esperava o momento da agitação das águas, mas ninguém o ajudava a entrar. Jesus passando pela porta das Ovelhas e vendo esse homem, disse-lhe: "Queres ficar curado"? Diante da resposta do homem doente de que não havia ninguém que o ajudasse a entrar na piscina, Jesus disse-lhe: "Levanta-te, pega a tua cama e anda". Como isso aconteceu no dia de sábado, alguns judeus fervorosos começaram a perseguir Jesus.

Quantas lições devemos tirar deste episódio?

Primeira lição: Por trinta e oito anos o homem doente esperava que alguém o fosse ajudar a entrar na piscina e ser curado. Quem são as pessoas que hoje estão esperando há muito tempo para a nossa ajuda?

Segunda lição: Jesus passou pela porta das Ovelhas ficou sensibilizado pelo homem doente e logo procurou ajudá-lo. Somos como Jesus que ainda temos sensibilidade pelas pessoas que precisam de ajuda?

Terceira lição: Jesus não ofereceu uma ajuda paternalista, mas fez com que o homem doente usasse a sua força para sair de sua situação. Usamos soluções paternalistas ou promovemos as pessoas devolvendo-lhes a sua dignidade?

Quarta lição: Alguns judeus por um legalismo sem espírito - "a cura foi em dia de sábado", perseguem Jesus. Quanta perseguição existe hoje contra os que agem por justiça?


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube