• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus para Hoje" 16-04-19


O Evangelho desta 3ª Feira da Semana Santa é tirado de João e fala da traição de Judas e da negação de Pedro. São dois apóstolos de Jesus: um, Judas, trai a Jesus, outro, Pedro, nega a Jesus.

Estamos na Semana Santa. Somos convidados, nos espelhando em Judas e em Pedro, para fazermos um bom exame de consciência. Nas nossas vidas, ainda aparecem momentos de traição a Jesus, momentos de negação de Jesus? Onde e quando traímos a Jesus, negamos a Jesus?

Traímos a Jesus quando não vivemos o nosso batismo. Como batizados tornamo-nos cristãos para vivermos a proposta de vida de Jesus. As pessoas podem olhar para as nossas vidas e perceber que vivemos os valores cristãos: a justiça, a verdade, a honestidade, a solidariedade?

Negamos a Jesus quando não vivemos a nossa crisma. Como confirmados, tornamo-nos testemunhas cristãs para levarmos o Espírito de Deus à sociedade tão imbuída do espírito diabólico. Onde o Espírito de Deus está presente, reina a comunhão de vidas e a união de forças; onde o espírito diabólico está presente, reina a dispersão de vidas e desunião de forças. As pessoas podem olhar para as nossas vidas e perceber que testemunhamos o Espírito de Deus?: onde há ódio eu levo o amor?; onde há ofensa eu levo o perdão?; onde há discórdia eu levo a união?: onde há dúvida eu levo a fé?; onde há erro eu levo a verdade?; onde há desespero eu levo a esperança?; onde há tristeza eu levo a alegria?; onde há trevas eu levo a luz?


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube