• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus Para Hoje" 27-05-19


No Evangelho de hoje, tirado de João, Jesus fala do Espírito Santo, o defensor, que ele mandará da parte de Deus Pai. Define-o como o “Espírito da Verdade”.

Esse Espírito Santo, o Espírito da Verdade, dará testemunho de Jesus. E por isso, também Jesus pode afirmar que os seus discípulos darão testemunho Dele, porque estão com ele.

Dito isso, Jesus confidencia aos discípulos que Ele disse essas coisas para que a fé deles não seja abalada, pois serão expulsos das sinagogas e virá a hora em que aquele que os matar julgará que está prestando culto a Deus. Agirão assim porque não conheceram a Deus Pai nem a Ele Jesus. E conclui: Lembrem-se que eu o disse quando chegar a hora.

Acolher o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, significa lutar pela verdade. Essa luta pode levar, e, de fato muitas vezes leva à perseguição, leva até à morte. Pior, quem persegue, quem mata, segundo Jesus, ainda estará julgando que está prestando um culto a Deus.

Porém, uma coisa é certa: a verdade liberta; a mentira escraviza. Não abramos mão da verdade, custe o que custar. Quem luta pela verdade está com o Espírito Santo de Deus. Quem é da mentira está possuído pelo espírito do diabo, o espírito do mal.


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube