Como é bom e necessário deixar-se ensinar por Jesus. No seu Sermão da Montanha, contido no Evangelho de Mateus, é claro o seu ensinamento, o qual seguido, nos faz felizes.
No trecho do Evangelho de hoje, um trecho do Sermão da Montanha, Jesus nos ensina o seguinte: “Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ´patife´ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de `tolo´ será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com Deus e com os irmãos”.
Nesse ensinamento, acima de tudo, Jesus aponta para a justiça maior que vem de Deus e confirma o amor ao próximo como a lei a ser seguida radicalmente. Essa justiça e essa lei do amor estão acima dos mais sagrados rituais.
Dignas são as ações humanas pautadas na justiça de Deus e na lei do amor.