• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus Para Hoje” 14-06 19


No Evangelho de hoje, tirado de Mateus, temos mais um trecho do Sermão da Montanha de Jesus. Nele está uma advertência muito forte de Jesus. A advertência, dirigindo-se aos discípulos, é essa: "Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o seu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o seu corpo ir para o inferno”.

A advertência de Jesus é muito clara: corajosa e decididamente é preciso fazer a ruptura radical com o pecado. Em outras palavras: não dar absolutamente nenhum espaço para o pecado. Sim, se for preciso até arrancar o olho e cortar a mão, se forem ocasião de pecado.

O pecado afasta de Deus, machuca o irmão e desumaniza a própria pessoa. O pecado, por isso tudo, torna-nos pessoas infelizes. O pecado acaba desfigurando a imagem e semelhança divina como fomos criados. O pecado estraga o sonho de Deus a respeito de cada ser humano. Portanto, tudo o que é ocasião de pecado deve ser "arrancado" e "cortado".


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube