• Dom Jacinto Bergmann

"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 17-06-19


Continua no Evangelho de hoje o Sermão da Montanha de Jesus que Mateus apresenta nos capítulos 5, 6 e 7 do seu Evangelho. Encontramos palavras muito fortes de Jesus nesse seu Sermão da Montanha. As palavras do trecho de hoje são as seguintes: "Ouvistes o que foi dito pelos antigos: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pede e não vires as costas a quem te pede emprestado".

Pois essas palavras de Jesus vão totalmente na contramão da mentalidade de nossos dias. Parece que voltamos aos tempos dos antigos a quem Jesus faz referência. Como é possível praticar o que Jesus pede: não enfrentar nivelando por baixo o malvado?; oferecer a face esquerda a quem já me deu um tapa na face direita?; dar também o manto a quem já abriu um processo para tomar a túnica?; andar dois quilômetros porque alguém já me forçou a andar um quilômetro?

Jesus pede uma lição de amor. Só essa lição de amor vence todo o desamor. Pagar o desamor com o amor: isso é que importa para sermos felizes!


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube