• Dom Jacinto Bergmann

"A PALAVRA DE PARA HOJE" 22-06-19


No Evangelho de hoje, trecho do Sermão da Montanha de Jesus em Mateus, Jesus é muito contundente: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”.

“Ninguém pode servir a dois senhores”. A advertência de Jesus vem muito a calhar, pois de fato temos todos uma forte tendência a servirmos a mais de um senhor – com frequência, opostos. Deus e uma vida mundana, humildade e vaidade, piedade e superficialidade, aparência e honestidade. No entanto, quanto mais nos esforçamos para sermos pessoas de coração unificado, mais percebemos o “espírito na carne” que trazemos conosco, como se expressa São Paulo. Mas, segundo também São Paulo, vale a pena insistir numa coerência de vida: conseguirmos centrar a nossa vida terrena no serviço do nosso único Senhor, Jesus Cristo.

Que também, nós assumamos esta luta: a de nos desvencilharmos dos senhorios que escravizam e vivermos já nesta terra a vida do céu, servindo o único Senhor, Jesus Cristo.


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube