Celebramos, hoje, a Festa Litúrgica do Imaculado Coração de Maria. Somos convidados a contemplar a beleza do coração imaculado de Maria, que revela sua condição de fiel discípula de Jesus e modelo de discipulado.
O Evangelho proposto para esta Festa do Imaculado Coração de Maria apresenta a narração da família de José, Maria e Jesus, que anualmente ia para Jerusalém para participar da Festa da Páscoa. Diz o texto narrativo: “Quando Jesus completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino ficou em Jerusalém sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas”.
O coração de mãe de Maria repreendeu Jesus: “Meu filho, por que agiste assim conosco. Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados à tua procura”.
Mas, o coração de serva de Deus de Maria também soube acolher o acontecido: “Maria, porém, conservava no coração todas essas coisas”.