Celebramos hoje em toda a Igreja, espalhada nos cinco Continentes, a Festa da Transfiguração do Senhor. Por isso mesmo o Evangelho de hoje, tirado de Mateus, relata o episódio da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Mateus narra assim o episódio: "Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou para um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!'"
No monte Tabor Jesus se manifesta aos discípulos - Pedro, Tiago e João - em todo o esplendor de sua divindade, antecipando sua glória que o envolverá por conta de sua morte e ressurreição. Nessa transfiguração Ele é proclamado Filho amado de Deus, no qual o próprio Deus pôs todo o seu agrado. Por isso, é preciso escutá-lo. Só Ele tem palavras de vida eterna.
Na sociedade em que vivemos, quanta insegurança porque faltam palavras de vida eterna. Escutemos, pois o "Filho amado de Deus, no qual o próprio Deus pôs todo o seu agrado", e teremos segurança plena.