35ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Atualizado: 9 de dez. de 2020

O Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann, em conjunto com o Colegiado de Coordenação de Pastoral e da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana (COPA), divulgou um comunicado sobre como será a vivência da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe.

Originalmente a Romaria ocorre no final do mês de Outubro, nesse ano além da troca da data (que esse ano será exatamente na Festa Litúrgica da Padroeira), terá um caráter Paroquial, considerando a impossibilidade de aglomerações, e a utilização das redes sociais para aproximar os fiéis e devotos da Mãe de Guadalupe.

Confira o proposta completa:

SOBRE A 35ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Que experiência nunca imaginada de celebrar a nossa 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe em tempo de pandemia! Afinal, “romaria” é sinônimo de “aglomeração presencial de romeiros”! Isso a pandemia não está permitindo.

É possível celebrar a nossa 35ª Romaria de modo alternativo? Sim, e vejamos:

Rezaremos o “Rosário Missionário da Arquidiocese”, o mesmo que rezamos por ocasião da Celebração dos 110 Anos da Diocese/Arquidiocese em agosto; será rezado nos dias 7, 8, 9 e 10/12; estará à disposição pelo Facebook da Arquidiocese já pela manhã, e, pela RU – Rádio Universidade será levado ao ar para ser acompanhado à noite às 22 horas; nossa oração conectada através do Facebook e da RU dará um caráter de comunhão arquidiocesana – “rezamos com a Arquidiocese!”.

Realizaremos um Tríduo de Preparação para a 35ª Romaria, nos dias 9, 10 e 11/12, celebrado nas paróquias; a forma de celebração será determinada por cada paróquia – ou Celebração da Eucaristia, ou Celebração da Palavra, elas presencias ou transmitidas, etc..

Sugestão de temas para o Tríduo:

1º DIA: “O QUE ENSINA MARIA ACOLHENDO A PALARVA DE DEUS - PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”;

2º DIA: “O QUE ENSINA MARIA CUIDANDO DA VIDA E DA FAMÍLIA - PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”;

3º DIA: “O QUE ENSINA MARIA ESTANDO JUNTO À CRUZ DE JESUS - PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”.

No dia 12/12, dia da Romaria, teremos uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe; será presidida pelo Arcebispo, com a participação dos membros da COPA – Coordenação Pastoral Arquidiocesana; razão dessa presença: na COPA estão todas as instâncias (presbíteros, diáconos, consagrados e leigos) e todos os grupos pastorais (pastorais, movimentos, setores e organismos) representados; através dos membros da COPA, todos estaremos presentes nesta Celebração; ela será transmitida por nossos meios sociais e virtuais, para podermos acompanhar em comunhão.

No dia 12/12, dia da Romaria, depois da Celebração das 15 horas no Santuário, em todas as nossas paróquias (em qual comunidade e em que horas, a paróquia que determina) teremos uma Celebração Eucarística; pode-se usar a Liturgia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe; em algum momento da Celebração, lê-se a Mensagem da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe do Arcebispo; assim, daremos um caráter bem paroquial à nossa Romaria.

No dia 12/12, dia da Romaria, será lançado, caracterizando a singular experiência pandêmica que estamos vivendo, o seguinte gesto concreto: DO DIA DA ROMARIA ATÉ O NATAL, EM TODAS AS COMUNIDADES, RECOLHEREMOS A DOAÇÃO DE MATERIAL DE ALIMENTAÇÃO, DE HIGIÊNE, DE VESTIMENTA, etc., especificamente para ser destinado para famílias de desempregados por causa da pandemia.

Pelo Colegiado da Coordenação Pastoral Arquidiocesana,

Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo.