ARQUIDIOCESE REALIZA ASSEMBLEIA SINODAL

No dia 06 de novembro, a Arquidiocese de Pelotas realizou a Assembleia Pastoral Sinodal, no Centro Arquidiocesano Dom Antônio Zattera, com a participação de todo o clero, representação dos religiosos e delegados das Paróquias, Pastorais, Movimentos, Setores e Organismos.

Foi um momento duplamente especial, pois marcou o primeiro momento na Caminhada Sinodal após a abertura oficial ocorrida no dia 25/out, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a retomada das atividades presenciais durante esse período de pandemia.

O Sínodo 2021-2023 foi convocado pelo Papa Francisco e tem como tema: "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão".

Dom Jacinto destaca que "o Papa Francisco convocou o Sínodo desde esse ano até 2023, mas envolvendo todas as Igrejas dos cinco continentes [...] Desde agora, novembro, até março vamos estar bem envolvidos, todas as comunidades eclesiais missionárias, todas as Paróquias, mas também todos os setores, organismos, pastorais e movimentos, também as escolas cristãs e a nossa Universidade Católica estamos envolvidos para um tempo de escuta"

De acordo com o Pe. Wilson Fernandes, "esse primeiro momento da assembleia foi para tomar conhecimento de todo o Caminho Sinodal a ser percorrido na vida de nossa Arquidiocese".

Essa Assembleia deu início a primeira etapa desse processo. Segundo o Frei Alfredo Francisco de Souza (SIA), "a partir desse encontro as comunidades são enviadas e cada comunidade paroquial, com desdobramentos nas suas comunidades que compõe toda a Paróquia, temos esse tempo até abril. Depois as Áreas Pastorais também deverão se reunir, caminhando juntas na sinodalidade, terão suas assembleias nos meses de maio e junho".

Posterior às assembleias das Áreas Pastorais, que terão a presença de todos os presbíteros, diáconos e representações dos religiosos e de todas as Paróquias que compões a Área, a Arquidiocese irá realizar no dia 09 de julho de 2022, a segunda etapa da Assembleia Sinodal apresentando o que foi escutado nas instância anteriores e prospectando ações pastorais de forma sinodal para os próximos anos.