ARQUIDIOCESE SE PREPARA PARA ASSEMBLEIA PASTORAL

Realizar-se-á, como previsto, nos dias 10 e 11 de novembro próximo, a nossa ASSEMBLÉIA PASTORAL ARQUIDIOCESANA, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Antônio Zattera (Av. Domingos de Almeida, 3150 - Areal). O início se dará, dia 10, sexta-feira, às 18 horas e o término, no dia seguinte, 11, sábado, às 17 horas. (Maiores detalhes podem ser informados pela Secretaria da Coordenação Pastoral Arquidiocesana, com Lidiane, fone 53 3028.7607).

A Assembleia Pastoral Arquidiocesana terá como grandes e principais objetivos: a) ser um momento de congraçamento entre todas as lideranças das nossas Paróquias e de nossas Pastorais, Movimentos, Setores e Organismos em âmbito arquidiocesano, b) ser um momento celebrativo de nossa caminhada pastoral na Arquidiocese, c) ser um momento de avaliação da caminhada pastoral do Quadriênio 2019-2023; d) viver a Igreja Sinodal; e) ser um momento de construção de nossa caminhada pastoral para o Ano 2024.

Convoco para essa Assembleia todos os respectivos MEMBROS: Presbíteros, Diáconos Permanentes, Representantes das Comunidades Religiosas, Representantes da Coordenação dos Leigos, Representantes dos Leigos das Áreas Pastorais, Delegados das Paróquias, Representantes das Pastorais, Movimentos, Setores e Organismos Arquidiocesanos, Representantes do Seminário São Francisco de Paula, da Universidade Católica e das Escolas Católicas.

Certamente será um “kairós” para toda a comunidade arquidiocesana e um momento de novo entusiasmo para sermos sempre mais uma Igreja Sinodal – caminhando para o Jubileu do Ano 2025.

Sob a ação da Santíssima Trindade, pedimos a bênção de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Comunidades, e a intercessão de São Francisco de Paula, Padroeiro da Arquidiocese, e de todos os Santos e Santas Padroeiros de nossas Paróquias, para respondermos aos desafios pastorais da história de hoje e de amanhã de nossa Arquidiocese.

In Nomine Trinitatis (Em Nome da Trindade),

Dom Jacinto Bergmann,

Arcebispo Metropolitano.

Quem deve participar?

• Presbíteros - Todos

• Diáconos - Todos

• Comunidades Religiosas - 1 Representante de cada Comunidade

• Coordenação dos Leigos - 2 Representantes

• Leigos das Áreas Pastorais

- 1 Representante da Área Pastoral de Jaguarão;

- 1 Representante da Área Pastoral de Canguçu;

- 2 Representantes da Área de Pelotas

• Delegados das Paróquias

- 1 Representante do CPP - Conselho Pastoral Paroquial das Paróquias que tem menos de 10 Comunidades

- 2 Representantes do CPP – Conselho Pastoral Paroquial das Paróquias que tem acima de 10 Comunidades;

- 1 Representante da Catequese;

- 1 Representante da Liturgia;

- 1 Representante da Caridade

• Pastorais, Movimentos, Setores e Organismos

- 2 Representantes de Cada Pastoral;

- 2 Representantes de Cada Movimento;

- 2 Representantes de Cada Setor;

- 2 Representantes de Cada Organismo

• Seminário São Francisco de Paula - Todos os Seminaristas

• Universidade Católica de Pelotas - 2 Representantes

• Escolas Católicas - 1 Representante de Cada Escola

Em preparação da Assembleia:

Foi proposto, pela coordenação de pastoral, que os participantes realizem a leitura do fragmento da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Papa São João Paulo II.

Trechos da Familiaris Consortio
Fazer download de PDF • 254KB