ARQUIDIOCESE SE PREPARA PARA ORDENAÇÃO DO SEM. MICHEL

Na noite da próxima terça-feira, a partir das 19h30, a Arquidiocese de Pelotas estará unida em oração pelas redes sociais para acompanhar a transmissão da Ordenação Diaconal do Seminarista Michel Schellin Canez, direto da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "a ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até aos fins dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado" (CIC 1536).

Os diáconos são ordenados para servirem à ordem sacerdotal no serviço do altar, proclamando o Evangelho e preparando o sacrifício, na pregação e exortação dos fiéis na doutrina de Cristo, e no serviço à caridade, imitando o exemplo de Nosso Senhor que se fez servo de todos.

"Para a ordenação no diaconado, só o bispo é que impõe as mãos, significando com isso que o diácono está especialmente ligado ao bispo nos encargos próprios da sua diaconia" (CIC 1569).

Conheça um pouco do seminarista Michel.

Nascido em Canguçu, em 05 de julho de 1995, Michel é o primeiro filho de Gilson e Janete Canez, tendo recebido o Santo Batismo no dia 17 de fevereiro de 1996 na comunidade Nossa Senhora das Dores, comunidade esta onde preparou-se para primeira comunhão e para Crisma. A partir do ano de 2009 começou a participar do grupo jovem e uma maior participação na vida paroquial e, a convite dos padres, começou a pensar no sacerdócio.

No ano de 2013, com a bênção de seus pais e de pároco, ingressa no Seminário Arquidiocesano de Pelotas para melhor discernir e preparar-se para o ministério ordenado. Cursou licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia na Universidade Católica de Pelotas. Durante o período dos estudos teológicos estagiou em algumas paróquias da Arquidiocese: paróquia do Sagrado Coração de Jesus (2017-2018), paróquia Santo Antônio (2019), ambas na cidade de Pelotas, e na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piratini (2020).