top of page

Arroio Grande celebra a Festa da Padroeira 2025 com grande integração

  • Foto do escritor: Arquidiocese de Pelotas
    Arquidiocese de Pelotas
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura
ree

A Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Arroio Grande, prepara-se para viver um dos momentos mais especiais do ano: a Festa da Padroeira 2025, que traz como tema “Maria, Mãe da Esperança, ensina-nos a cuidar da Vida”. A celebração, profundamente enraizada na tradição religiosa da cidade, reúne com entusiasmo as comunidades da zona urbana e rural, movimentos pastorais, grupos da paróquia, instituições públicas e privadas e, de maneira muito especial, as escolas do município.

Ao longo dos nove dias de novena, diferentes setores da sociedade arroio-grandense assumem o protagonismo de cada noite, contribuindo para uma festa que é expressão de fé, cultura e compromisso comunitário. Escolas municipais, estaduais e particulares, além de entidades como APAE, CTGs, associações, sindicatos, clubes de serviço e grupos pastorais, estarão presentes com grande participação, reforçando o caráter coletivo da devoção à Padroeira.

As comunidades da paróquia também desempenham papel fundamental. Cada noite conta com liturgias preparadas por diferentes comunidades, grupos e pastorais — desde o Apostolado da Oração até os grupos bíblicos, catequese, coroinhas, jovens e ministros da Eucaristia. A diversidade de envolvidos revela o quanto a Festa da Padroeira é um patrimônio espiritual e cultural da cidade.

A programação se inicia com a tradicional procissão de abertura, no dia 29 de novembro, saindo da APAE, seguida da Santa Missa celebrada por Dom Jacinto Bergmann. Nos dias seguintes, cada celebração traz uma bênção especial — para trabalhadores, casais, idosos, crianças, jovens, professores, profissionais da saúde e tantos outros — valorizando a vida em sua totalidade, conforme inspira o tema deste ano.

O encerramento, no dia 8 de dezembro, contará com a procissão saindo da Santa Casa de Misericórdia, seguida da Missa Solene, reunindo autoridades civis, instituições e todas as comunidades da paróquia.

A Festa da Padroeira de 2025 promete ser, mais uma vez, um grande momento de renovação da fé, fortalecimento dos vínculos comunitários e expressão viva da devoção do povo de Arroio Grande à sua Mãe da Graça.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA NOVENA E FESTA

1º Dia – 29/11/2025 – Sábado

19h – Procissão (saída da APAE)

20h – Santa Missa

Celebrante: Dom Jacinto Bergmann

Liturgia: Matriz N. Sra. da Graça, Rouparia Pe. Thomé Lunelli, Apostolado da Oração

Convidados: APAE, I.E.E. Aimone Soares Carriconde, E.E.E.M. Vinte de Setembro, Associação Comercial

Bênção: Coordenações de Comunidades, serviços e pastorais


2º Dia – 30/11/2025 – Domingo

Celebrante: Pe. Eneias Carniel

Liturgia: Comunidades São José e Santa Clara

Convidados: E.E.E.F. Maria da Silva Soares, E.M.E.F. Arlindo Martins, CTG Tropeiros da Querência, Rotary Club

Bênção: Trabalhadores


3º Dia – 01/12/2025 – Segunda-feira

Celebrante: Pe. Irineu Zattera

Liturgia: Com. N. Sra. da Paz e Movimento do Cursilho

Convidados: E.E.E.F. Dr. Dionísio de Magalhães, E.M.E.F. Visconde de Mauá, CRAS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Bênção: Casais


4º Dia – 02/12/2025 – Terça-feira

Celebrante: Pe. Edson Francisco dos Santos

Liturgia: Com. São Francisco de Assis, Banco de Alimentos Tio Chico, RCC, Grupos Bíblicos e de Oração

Convidados: E.M.E.F. Francisco Brochado da Rocha, E.M.E.F. Pres. João Goulart, Mama Rosa

Bênção: Objetos de Oração e Devoção


5º Dia – 03/12/2025 – Quarta-feira

Celebrante: Pe. Quefren Gouveia

Liturgia: Com. N. Sra. Aparecida, Com. Santo Antônio e Santa Rita, Catequese Paroquial

Convidados: E.M.E.F. Silvina Gonçalves, E.E.E.F. Cândida Silveira Haubmann, Casa da Amizade

Bênção: Catequistas e catequisandos


6º Dia – 04/12/2025 – Quinta-feira

Celebrante: Pe. Carlos Garcia

Liturgia: Com. N. Sra. de Guadalupe e Com. Santa Isabel

Convidados: E.M.E.I. Gov. Leonel Brizola, E.E.E.F. Santa Isabel, CAPS, PIM

Bênção: Professores


7º Dia – 05/12/2025 – Sexta-feira

Celebrante: Pe. Vilcemar Diniz Junior

Liturgia: Com. Santa Rita de Cássia e Pastoral da Saúde

Convidados: E.E.E.F. Atanagildo Domingues, Grupo de Mordomas Profª Ilá Rodrigues, Sindicato Rural

Bênção: Saúde


8º Dia – 06/12/2025 – Sábado

Celebrante: Pe. Darvan Hernandez da Rosa

Liturgia: Com. N. Sra. dos Pequeninos e Com. São Francisco de Paula

Convidados: E.M.E.F. Neir Horner da Rosa, E.M.E.I. Edgar Dutra Lisboa, E.M.E.F. 11 de Setembro, Lions Club, Centro de Convivência do Idoso

Bênção: Idosos


9º Dia – 07/12/2025 – Domingo

Celebrante: Pe. Marcelo Silva

Liturgia: Coroinhas/Acólitos, Grupo de Jovens Paroquial, Ministros da Comunhão, Nossa Senhora de Lourdes do Cerrito

Convidados: E.P.E.F. Construir o Saber, E.P.E.F. Monteiro Lobato, E.M.E.I. Elisa Maria Paias Messon

Bênção: Jovens e crianças


Festa da Padroeira – 08/12/2025 – Segunda-feira

19h – Procissão (saída da Santa Casa de Misericórdia)

20h – Santa Missa Solene

Celebrante: Pe. Michel Schellin Canez

Convidados: Executivo e Legislativo Municipal, Santa Casa de Misericórdia

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page