ASSEMBLEIA PASTORAL SINODAL - 2ª FASE

Pelotas, 05 de julho de 2022.

C O N V O C A Ç Ã O

O Papa Francisco conclamou o Sínodo 2021-2023 sobre o tema: “Sinodalidade” e com o lema: “Por uma Igreja Sinodal – Comunhão/Participação/Missão”. O lançamento do Sínodo para toda a Igreja aconteceu no dia 10 de outubro pelo Papa Francisco e o Lançamento do Sínodo para a nossa Arquidiocese de Pelotas foi no dia 25 de outubro. Estamos, portanto, em “caminho sinodal”.

A “Fase Diocesana” do Sínodo, que foi essencialmente um “Tempo de Escuta”, iniciou com a Primeira Etapa da “Assembleia Pastoral Sinodal” no dia 6 de novembro de 2021 e concluirá com a Segunda Etapa da “Assembleia Pastoral Sinodal no dia 09 de julho próximo.

Convoco, pois, para a Segunda Etapa da “Assembleia Pastoral Sinodal”, no dia 09/07, iniciando às 8:30 e terminando às 17:00 horas, no CADAZ – Centro Administrativo dom Antônio Zattera (IMDAZ), todos os respectivos MEMBROS: todos os Presbíteros, todos os Diáconos Permanentes, todos os Seminaristas, um (1) representante de cada Comunidade Religiosa, um (1) representante da Coordenação dos Leigos, dois (2) delegados de cada Paróquia (Conselho Pastoral Paroquial), um (1) representante de cada Setor, cada Organismo, cada Pastoral, cada Movimento da Arquidiocese, um (1) representante da Universidade Católica e um (1) de cada Escola Católica. (Obs.: É importante que os participantes sejam os mesmos da Primeira Etapa da Assembleia).

Estamos vivendo uma nova realidade com a pandemia da Covid19, que foi e está sendo de muito sofrimento e de busca de novos caminhos de vida e convivência. O “Processo Sinodal” na Igreja e na Arquidiocese e as duas etapas da “Assembleia Pastoral Sinodal” certamente estão sendo um “kairós” para toda a comunidade arquidiocesana em vista de uma “Igreja Sinodal – Comunhão/Participação/Missão”.

Sob a ação da Santíssima Trindade, pedimos a bênção de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Comunidades, e a intercessão de São Francisco de Paula, Padroeiro da Arquidiocese, e de todos os Santos e Santas Padroeiros de nossas Paróquias, para respondermos aos desafios eclesiais e pastorais da história de hoje e de amanhã de nossa Arquidiocese.

In Nomine Trinitatis (Em Nome da Trindade),

Dom Jacinto Bergmann,