CARMELO DE PELOTAS CELEBRA VESTIÇÃO DE HÁBITO

No dia 14 nossa Postulante Simone iniciou seu noviciado na Ordem do Carmelo Descalço, recebendo o Santo Hábito emitindo publicamente seu desejo de Professar os Votos a seu tempo. Nesse dia ela recebeu um novo nome, discernido em oração juntamente à orientação espiritual e sua caminhada pessoal. Simone tornou-se, portanto, Irmã Maria Clara de São José; essa mudança, ou seja, a recepção de um Nome Religioso recorda a nova identidade que todos recebemos no Batismo, a nova vida que ela viverá desde então, já mais próxima de Deus. Além de expressar sutilmente o desapego que a religiosa deve viver de sua família, seu nome, seu reconhecimento na sociedade. Levando-a a uma busca por viver o significado e também compreender seu chamado pessoal através desse nome com o qual Deus a chama para a missão.

Atualmente, em nosso Carmelo há nove Irmãs no processo de formação inicial e que usam véus brancos: três Aspirantes (primeira etapa de formação dentro da comunidade), uma Postulante (segunda etapa), três Noviças (terceira etapa), duas Junioristas ou Professas Simples (penúltima etapa da formação inicial). Além destas nosso Mosteiro conta com dez Professas Solenes, que são as Irmãs que usam véu preto e que já fizeram seu discernimento e Promessas para toda a vida.

A Vestição Monástica é o rito no qual a Postulante recebe o santo Hábito da Ordem, isto é, a roupa própria da Ordem religiosa e inicia, de fato, as vias da consagração a Deus, que se consumará posteriormente na emissão dos Votos publicamente.

Para nós Carmelitas Descalças a recepção do Hábito é um marco inicial muito importante no processo de resposta ao chamado vocacional, uma vez que o Carmelo renovou-se totalmente a partir da aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock, que deu a ele também uma veste (O Santo Escapulário), prometendo proteção à Ordem que foi tradicionalmente a pioneira na devoção à Mãe do Salvador. Assim, cada Carmelita recebe com muita devoção o santo Hábito e as insígnias, como vimos no Rito de Vestição de nossa Ir. Maria Clara, no dia 14 de Novembro.

Ao receber as vestes próprias da Carmelita, inicia-se o tempo fecundo do Noviciado, que é um período de discernimento mais profundo e já como membro da Ordem. É um período cuja grande característica é forjar um coração que ame a Deus e possa, livremente, emitir os santos votos. Ademais é um tempo próprio de aprofundamento do autoconhecimento, conhecimento do próprio estilo de vida e na relação com a comunidade.

Fonte: Irmãs do Carmelo de Pelotas