CORPUS CHRISTI NA ARQUIDIOCESE DE PELOTAS

Atualizado: 25 de jun. de 2020

Na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a tradicional Solenidade de Corpus Christi, na qual confirma-se a fé na presença de Jesus na Santíssima Eucaristia e o seu testemunho público.

Era costume nessa data grandes celebrações, lindos tapetes e a procissão que tomava as ruas das cidades.

Nesse ano, com a pandemia, não foi possível os templos lotados e os tapetes, porém as Paróquias foram os locais dessa celebração e as redes sociais o local público para a manifestação da fé católica.

A Arquidiocese de Pelotas adotou como tema “Eucaristia: dom e compromisso com a vida” e realizou das 10h às 12h uma live pela página do Facebook e pela Rádio Universidade trazendo meditações, catequeses, testemunhos e cantos com o objetivo de motivar a temática e o clima eucarístico.

Festa de Corpus Christi na Paróquia da Catedral

Na maioria das Paróquias, as Missas ocorreram no início da tarde, seguida de um momento de adoração. Na Catedral Metropolitana foi realizado um corredor para a passagem dos fiéis de forma organizada e restrita. Paróquias como Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Luz e Santo Cura D’Ars/Seminário São Francisco de Paula, o Santíssimo Sacramento foi exposto na porta dos templos e os fiéis faziam a adoração de seus carros ou pela calçada. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a procissão percorreu as ruas do bairro, passando pelas comunidades e residência dos enfermos.

Nas cidades de São Lourenço dos Sul, Jaguarão e Pedro Osório, o Santíssimo foi conduzido em carro aberto após a Missa, percorrendo as principais ruas e abençoando o povo.

Em todas as Paróquias, outra ação comum foi a banca da caridade onde foram recebidas diversas doações em favor de famílias necessitadas.