Na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a tradicional Solenidade de Corpus Christi, na qual confirma-se a fé na presença de Jesus na Santíssima Eucaristia e o seu testemunho público.
Era costume nessa data grandes celebrações, lindos tapetes e a procissão que tomava as ruas das cidades.
Nesse ano, com a pandemia, não foi possível os templos lotados e os tapetes, porém as Paróquias foram os locais dessa celebração e as redes sociais o local público para a manifestação da fé católica.
A Arquidiocese de Pelotas adotou como tema “Eucaristia: dom e compromisso com a vida” e realizou das 10h às 12h uma live pela página do Facebook e pela Rádio Universidade trazendo meditações, catequeses, testemunhos e cantos com o objetivo de motivar a temática e o clima eucarístico.
Na maioria das Paróquias, as Missas ocorreram no início da tarde, seguida de um momento de adoração. Na Catedral Metropolitana foi realizado um corredor para a passagem dos fiéis de forma organizada e restrita. Paróquias como Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Luz e Santo Cura D’Ars/Seminário São Francisco de Paula, o Santíssimo Sacramento foi exposto na porta dos templos e os fiéis faziam a adoração de seus carros ou pela calçada. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a procissão percorreu as ruas do bairro, passando pelas comunidades e residência dos enfermos.
Nas cidades de São Lourenço dos Sul, Jaguarão e Pedro Osório, o Santíssimo foi conduzido em carro aberto após a Missa, percorrendo as principais ruas e abençoando o povo.
Em todas as Paróquias, outra ação comum foi a banca da caridade onde foram recebidas diversas doações em favor de famílias necessitadas.
Comments