• Arquidiocese de Pelotas

DECRETO SOBRE O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Dom Jacinto emitiu nessa quarta-feira, o Decreto que retoma na integralidade as atividades pastorais de forma presencial. Confira na íntegra:

ARQUIDIOCESE DE PELOTAS


DECRETO 001/2022


AOS QUE ESSE DECRETO VIREM, SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!


Considerando a necessidade de retomarmos as Celebrações Litúrgicas da Semana Santa de maneira integral, com plena participação de fiéis, o que corresponde à natureza da Igreja, Assembleia do Senhor, bem como à vida litúrgico-pastoral das Comunidades Eclesiais, decidimos por bem DECRETAR:


1º A REVOGAÇÃO DO DECRETO EMITIDO PELA ARQUIDIOCESE DE PELOTAS, DATADO EM 18/03/2020, QUE DISPENSAVA O PRECEITO DOMINICAL DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 E OUTRAS NORMATIVAS.


Com essa revogação reafirmamos o teor do Cânon 1247 do Código de Direito Canônico, que prescreve a OBRIGAÇÃO DE PARTICIPAR DAS MISSAS AOS DOMINGOS E DEMAIS DIAS DE PRECEITO.


2º A RETOMADA INTEGRAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS - CATEQUÉTICAS, LITÚRGICAS E CARITATIVAS.


A Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos já sinalizou que não oferecerá orientações diferentes daquelas previstas para a Semana Santa, e, portanto, podemos retomar as Celebrações Litúrgicas na sua integralidade.


Que permaneça, no entanto, a norma de receber a Sagrada Comunhão na mão (evitando recebê-la na boca, devido ainda o grande perigo de contaminação), conforme Orientação emitida pela Arquidiocese de Pelotas, datada em 03/03/2020. Igualmente permaneçam as demais boas normas de higiene que foram exercitadas durante a pandemia, e que se mantenha a prudência e o bom senso nos gestos e nas atividades comunitárias.


Que São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Guadalupe nos inspirem sempre mais na busca da perfeição.


ESTE DECRETO ENTRA EM VIGOR NO DIA DE HOJE - QUARTA-FEIRA SANTA.

Dado e passado na Cúria Arquidiocesana de Pelotas.

Pelotas, 13 de abril de 2022.






Pe. Luiz Estanislau Schiavon Zanetti, Dom Jacinto Bergmann,

Chanceler da Cúria. Arcebispo Metropolitano de Pelotas.



79 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube