top of page
  • Arquidiocese de Pelotas

DECRETO SOBRE O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Dom Jacinto emitiu nessa quarta-feira, o Decreto que retoma na integralidade as atividades pastorais de forma presencial. Confira na íntegra:

ARQUIDIOCESE DE PELOTAS


DECRETO 001/2022


AOS QUE ESSE DECRETO VIREM, SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!


Considerando a necessidade de retomarmos as Celebrações Litúrgicas da Semana Santa de maneira integral, com plena participação de fiéis, o que corresponde à natureza da Igreja, Assembleia do Senhor, bem como à vida litúrgico-pastoral das Comunidades Eclesiais, decidimos por bem DECRETAR:


1º A REVOGAÇÃO DO DECRETO EMITIDO PELA ARQUIDIOCESE DE PELOTAS, DATADO EM 18/03/2020, QUE DISPENSAVA O PRECEITO DOMINICAL DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 E OUTRAS NORMATIVAS.


Com essa revogação reafirmamos o teor do Cânon 1247 do Código de Direito Canônico, que prescreve a OBRIGAÇÃO DE PARTICIPAR DAS MISSAS AOS DOMINGOS E DEMAIS DIAS DE PRECEITO.


2º A RETOMADA INTEGRAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS - CATEQUÉTICAS, LITÚRGICAS E CARITATIVAS.


A Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos já sinalizou que não oferecerá orientações diferentes daquelas previstas para a Semana Santa, e, portanto, podemos retomar as Celebrações Litúrgicas na sua integralidade.


Que permaneça, no entanto, a norma de receber a Sagrada Comunhão na mão (evitando recebê-la na boca, devido ainda o grande perigo de contaminação), conforme Orientação emitida pela Arquidiocese de Pelotas, datada em 03/03/2020. Igualmente permaneçam as demais boas normas de higiene que foram exercitadas durante a pandemia, e que se mantenha a prudência e o bom senso nos gestos e nas atividades comunitárias.


Que São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Guadalupe nos inspirem sempre mais na busca da perfeição.


ESTE DECRETO ENTRA EM VIGOR NO DIA DE HOJE - QUARTA-FEIRA SANTA.

Dado e passado na Cúria Arquidiocesana de Pelotas.

Pelotas, 13 de abril de 2022.






Pe. Luiz Estanislau Schiavon Zanetti, Dom Jacinto Bergmann,

Chanceler da Cúria. Arcebispo Metropolitano de Pelotas.



81 visualizações