INAUGURADA ERMIDA NO SEMINÁRIO

No dia 18 de outubro de 2023, ocorreu a inauguração da Ermida da Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat, no pátio do Seminário São Francisco de Paula.

A construção foi organizada pelo grupo "A Mãe do Bom Pastor", composto por senhoras que realizaram a Aliança de Amor com a Mãe Rainha, no Santuário de Porto Alegre.

O local passa a compor mais um espaço de oração e de devoção à Mãe de Jesus no espaço do Seminário e ficará a disposição de grupos que queiram realizar momentos de oração.

Breve histórico do Movimento de Schoensttat em Pelotas:

O MOVIMENTO APOSTÓLICO de SCHOENSTTAT foi instalado em Pelotas/RS, nos idos de 2009, graças a liderança da sra. Graça La Falce, em consequência de sua experiência em Recife/Pe, quando teve a oportunidade, com seu esposo de vivenciar esse MOVIMENTO.

Esse contato a levou a dar início em Pelotas. Todo o seu processo de aprendizagem e pedagogia, com vistas à aliança de amor com a MÃE RAINHA! Face a isso, houve a preparação da primeira turma, para realizar a Aliança de Amor, no Santuário de Porto Alegre, em 07 de outubro de 2010. A turma foi composta por: Elizabeth Bertoldi, Laura Bório, Léa Maria da Fonseca, Lídia Estrela, Maria Dorothea Melo Miranda, Martha Lopes Schuch de Castro e Teresinha Maria Rizollo Oliveira. Duas turmas foram preparadas para Aliança de Amor sob a Coordenação da Graça La Falce e Secretária Léa Maria da Fonseca.

Em 2013, a sra. Teresinha Maria Rizollo Oliveira assumiu a Coordenação e Martha Berrutti Aleixo como Secretária, com a preparação para Aliança de Amor de 5 turmas.

Durante esse período muitas viagens ao Santuário de Porto Alegre foram realizadas, para fortalecimento da espiritualidade do Grupo!!!

Na foto ao lado: Teresinha Maria Rizollo Oliveira (atual coordenadora), Léa Maria da Fonseca (secretária antes de 2013), Graça La Falce (primeira coordenadora) e Lídia Estrela (colaboradora da Ermida).

Na foto ao lado: Lídia Estrela (colaboradora da Ermida), Teresinha Maria Rizollo Oliveira (atual coordenadora), Martha Berrutti Aleixo (secretária do movimento) e Graça La Falce (primeira coordenadora).

A escolha e decisão do local, no Seminário São Francisco de Paula, se deu graças ao apoio de Dom Jaime Chemello, Bispo Emérito da Arquidiocese e do Reitor do Seminário São Francisco de Paula, Pe. Hamilton Silva Centeno.

O fato assemelha-se ao primeiro Santuário de Schoensttat, na Alemanha, que em 18 de outubro de 1914, foi criado pelo pai e fundador do Movimento, Pe. José Kentenich, também em um Seminário.

Para a construção da Ermida, a Coordenadora Teresinha Maria Rizollo Oliveira contou com as contribuições financeiras mensais de todas as Schoensttatianas do Grupo "A Mãe do bom Pastor", bem como a assessoria técnica da arquiteta Patrícia Osório e acompanhamento da execução da obra, de Vilson Oliveira e também com as inúmeras doações de pessoas, empresas e instituições.

Na foto ao lado: Teresinha Maria Rizollo Oliveira, seu esposo e colaborador nas etapas de execução da obra e com a Arquiteta Patrícia Osório.

Durante a construção, o GRUPO foi presenteado com uma linda estátua de São Miguel Arcanjo, sendo fixada numa coluna ao lado da ERMIDA.

A inauguração contou com a presença da Ir. Maria Elisa, do Santuário de Porto Alegre. Foi uma grande bênção com suas piedosas, tranquilas e motivadoras palavras.

O evento também contou com a presença da Maria Isabel de Matos Galante, dirigente da Liga das Mães de Porto Alegre, e de Sandra Regina Spiazzi Antunes, dirigente da Liga das Mães de Santa Maria, acompanhada de amigas Schoenstattianas.

Linda a mensagem da Irmã Maria Elisa quando disse: "Neste momento o céu está tocando aqui na terra. Hoje, a Mãe de Deus está aqui presente, como em 1914, há mais de 100 anos" e, ainda "A Mãe toma conta de quem faz a Aliança de Amor com ela. Mas, precisamos cumprir a nossa missão de rezar e oferecer muitos capitais de graças, para as vocações sacerdotais, religiosas e matrimoniais".

No vídeo ao lado: O toque do sino marcou o início da cerimônia de abertura do evento da inauguração.

A Coordenadora Teresinha Maria Rizollo de Oliveira faz um relato sobre o Movimento de Schoensttat e como foi surgindo a ideia de se ter uma Ermida.

A então Coordenadora Graça La Falce, relatando como surgiu a ideia de colocar em prática o Movimento Apostólico de Schoensttat, em Pelotas!!!

O Pe. Hamilton Silva Centeno, Reitor do Seminário São Francisco de Paula, proferiu algumas palavras, abençoou e declarou inaugurada a Ermida, destacando que a Mãe leva a Deus Pai!!!

Mais fotos do evento que ainda contou com a Santa Missa, na Capela do Seminário São Francisco de Paula, e confraternização: