Jesus que se revela ao partir o pão

Os templos da Igreja Católica estão fechados, mas essa mesma Igreja está em plena atividade. Diversas Paróquias realizam as transmissões de Missas e outros momentos de oração por suas Páginas nas redes sociais, principalmente o Facebook. É o cuidado espiritual do seu povo, ao mesmo tempo que se tem o cuidado com a vida, ao se manter o isolamento social.

Além do cuidado espiritual, diversas comunidades e grupos têm respondido ao mandado de Jesus: “Dai-lhes, vós mesmo de comer” (Mc 6,37) e realizando campanhas para atender as necessidades materiais de muitas famílias. Nessa prática da solidariedade comunga-se a presença do Senhor que se revela ao partir do pão (Lc 24, 13-34).

Ao divulgar as ações pretende-se incentivar a colaboração e a necessidade apresentada por tantas famílias. A Igreja retorna a suas origens na qual, além de ouvir o ensinamento dos apóstolos (catequese), a fração do pão (Eucaristia) e a oração, praticavam a comunhão fraterna e o “todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um” (At 2, 44s).

Apresenta-se aqui diversas ações realizadas:

Instituto de Menores Dom Antônio Zattera: Mais de 4 mil pessoas atendidas e 14 mil quilos arrecadados. A distribuição é realizada aos necessitados nas terças e quintas-feiras. Doações podem ser feitas no local (segundas, quartas ou sextas-feiras) ou, também, podem ser adquiridas na rede Nicollini e o supermercado fará a entrega e irá dobrar as quantidades. Está disponível também a conta no Banco Banrisul para transferências eletrônicas (Agência 0320, Conta 061016770-9, CNPJ 92.238.138.0022/76).

Cáritas Arquidiocesana: Arrecadação de doações de alimentos não perecíveis, materiais e de limpeza e higiene nas quartas-feiras das 14h às 17h30. Campanha “Adote uma família indígena”, depósito bancário no valor de R$ 80,00 através do banco Banrisul (Agência 0475, Conta 060268460-7, CNPJ 92.238.138/0036-71).

Movimento Emaús e Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá: Arrecadaram mais de R$ 22 mil na campanha realizada no início do mês de abril a ser distribuído em alimentos por diversas Paróquias da cidade de Pelotas.

Paróquia da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula: Arrecadação de alimentos e material de higiene e limpeza às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h30, na Casa da Irmandade.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Arrecadou 2,5 toneladas de alimentos e será destinada às famílias cadastradas pela Cáritas Paroquial.

Paróquia Santo Antônio (Laranjal): Mais de 200 ranchos distribuídos pelas comunidades da Paróquia (Colônia Z3, Barro Duro e Valverde). Doações podem ser deixadas na paróquia. Mais informações: 32263023 ou 999860309.

Paróquia Nossa Senhora da Luz: Distribuição para as famílias necessitadas da Paróquia e divisão do que é arrecadado com o Instituto de Menores. Também está realizando a Campanha do Agasalho. Doações na secretaria da Paróquia, de segunda a sábado, das 13h30 às 18h. Para transferências bancárias: Banco Unicred – 136 (Agência 1670, Conta 118821-6 e CNPJ 92.238.138/0004-94).

Paróquia São José Operário (Fragata): Arrecadação de alimentos e roupas para a distribuição das famílias carentes. Doações podem ser feitas na Paróquia ou no Convento dos Freis Capuchinhos.

Paróquia Operários de Cristo (Sítio Floresta): Mais de 100 famílias foram beneficiadas pelas doações que são recebidas na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes ou nas casas das lideranças.

Paróquia São Cristóvão: Doações de alimentos são recebidas uma vez por semana na secretaria da Paróquia e são revertidas às famílias atendidas e ao Instituto de Menores. Também colaborou com travesseiros e roupas de cama para o Hospital Universitário equipar o Cenáculo.

Paróquia Santo Cura D’Ars: Arrecadação de alimentos no Seminário São Francisco de Paula.

Paróquias Imaculada Conceição e Divino Espírito Santo (Jaguarão): Mais de 8 toneladas arrecadas e distribuídas às famílias carentes da cidade. Doações podem ser realizadas nas secretarias das duas paróquias.

Paróquias São José (Pedro Osório) e Nossa Senhora do Rosário (Cerrito): As Paróquias estão realizando uma parceria com a Prefeitura Municipal. As doações podem ser realizadas na Igreja Matriz de Pedro Osório (quartas, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 9h às 12h) ou no Cerrito, na Comunidade Santa Rita (quartas-feiras, 14h às 17h) ou na Comunidade Imaculado Coração (sábados, 14h30 às 17h). Além de alimentos, estão sendo arrecadados leite e fraldas geriátricas direcionadas ao Lar de Idosos.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Canguçu): Está sendo realizada a arrecadação de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza. As famílias carentes recebem além da doação das cestas básicas, máscaras, luvas e remédios produzidos pela Pastoral da Saúde. As doações podem ser realizadas na secretaria da Paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Piratini): Campanha realizada em conjunto com a Casa de Assistência a Mãe Gestante e o Supermercado Wegge, onde podem ser realizadas as doações. Já foram atendidas mais de 10 famílias carentes, além das acompanhadas pela Pastoral da Crianças. Lideranças de diversos movimentos estão realizando a arrecadação para ser disponibilizado ao Banco de Alimentos da Paróquia.

Paróquia São Lourenço (São Lourenço do Sul): Arrecadação de alimentos está sendo realizada na secretaria da Paróquia. Permanentemente as famílias estão cadastramentos e tem-se a distribuição. Mais de 500 cestas básicas já foram entregues.