NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PELOTASSOBRE A RETOMADA DAS AÇÕES PASTORAIS/EVANGELIZADORAS

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PELOTAS

SOBRE A RETOMADA DAS AÇÕES PASTORAIS/EVANGELIZADORAS

“A vida é dom e compromisso”, continua o apelo da Campanha da Fraternidade 2020. Cuidar da vida humana, também agora em que a pandemia da COVID-19 está aos poucos sendo menos agressiva, é o que somos sempre chamados a realizar. Cuidar da vida humana é amor concreto a Deus, a si mesmo e aos irmãos/irmãs.

Seguindo as atuais indicações das autoridades sanitárias e obedecendo as normas emanadas das autoridades do bem público, orientamos que:

A partir da data de hoje, 12 de outubro de 2020, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, além das Celebrações Litúrgicas, está autorizada a retomada das AÇÕES PASTORAIS/EVANGEIZADORAS nas Paróquias e nas demais Instâncias Evangelizadoras. Nas Paróquias fica ao pároco (e vigário paroquial) junto com o seu Conselho Pastoral Paroquial e nas Instâncias de Evangelização fica aos coordenadores a autonomia para organizar essa retomada, tendo presente a realidade de sua paróquia e instância evangelizadora e da própria região, bem como os protocolos emitidos pelo poder público municipal e estadual. Em todos os casos sejam observadas as Medidas de Prevenção e Higienização dos Ambientes, segundo a classificação das “bandeiras”, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado do Governo Estadual, bem como as Orientações já emitidas pela Arquidiocese nas Disposições anteriores. (Os eventos, que envolvem aglomeração de pessoas, em grande número, ainda tem um caráter de supressão).

Observações:

1ª Estimula-se para a organização das Ações Pastorais/Evangelizadoras, a continuidade do uso dos meios virtuais, quando possíveis, como tem-se aprendido a usá-los neste período de extremo confinamento pandêmico;

2ª As Pastorais, Movimentos e Organismos, que possuem abrangência arquidiocesana extra-paroquial, ao retomarem as suas Ações Pastorais no âmbito das paróquias, entrem com comunhão com o Pároco (e Vigário Paroquial) e seu Conselho Pastoral Paroquial e procurem respeitar as suas determinações;

3ª Os Setores Arquidiocesanos de Catequese, Liturgia e Caridade tem uma tarefa de unidade de ação pastoral em todas a Arquidiocese.

Especificamente, quanto ao Setor Arquidiocesano de Animação Bíblico-catequética, em plena concordância com o Colegiado da Coordenação Pastoral Arquidiocesana, propõe-se a retomada do Processo de Iniciação à Vida Cristã (iniciando uma nova etapa) com seus respectivos Encontros de Preparação para os Sacramentos da IVC – “Encontros de Catequese”, para o início do Ano próximo – 2021, a partir do Tempo da Quaresma; isso para garantir a unidade no Processo de Iniciação à Vida Cristã em âmbito arquidiocesano.

Dom Jacinto Bergmann,

Arcebispo Metropolitano de Pelotas.