O QUE É A IAM - INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA?

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) compõe o conjunto das quatro obras pontifícias denominadas como Pontifícias Obras Missionárias (POM). São organismos oficiais da Igreja católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. A mística que identifica esta obra é um tripé: oração, sacrifício e ofertas. O caráter pontifício significa que é uma obra do Papa para toda a Igreja, e se desenvolve com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-la própria, lhe concede um caráter universal.

E o carisma da IAM é: “Criança e adolescente, evangelizando criança e adolescente”. Evangelizando a partir de Jesus Cristo que é o centro da nossa fé. E a partir daí temos uma metodologia própria, com quatro áreas integradas, seus fundadores, seus símbolos e espiritualidade missionária, os grupos de IAM precisam seguir estes passos, pois assim são reconhecidos como Obra Missionária.

Neste tempo de pandemia a IAM continua em cada parte do mundo, se encontrando de forma remota ou presencial, conforme a realidade de cada lugar.

O mês de maio é um tempo de grandes atividades para nós, onde comemoramos o nosso aniversário, no dia 19/05, e realizaremos uma live com o padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, juntamente com a Ir. Antônia Vânia, assessora Nacional.

E neste ano celebraremos a 9° Jornada Nacional no dia 30/05, com o tema: “Testemunhar o amor é nossa missão” e o lema: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos”. Dentro deste mês foi preparado roteiros de atividades para que todos os grupos de IAM possam celebrar com alegria estes momentos.

Como equipe de coordenação do Regional Sul 3, que é composta pelas 04 Províncias: * Porto Alegre (coordenadora Ir. Célia Santos), * Passo Fundo (coordenadora Ir. Clarice Bisol), * Pelotas (coordenadora Vanuza do Pró) e * Santa Maria (coordenadora Ir. Neli Santos), e cada Província suas respectivas dioceses, nos preocupamos com as formações dos assessores, e realizamos no mês de abril três momentos fortes, onde trabalhamos os seguintes temas:

# 10/04 - Perfil do assessor: História e Carisma da IAM

Assessora: Ir. Antônia Vania (assessora nacional)

# 17/04 – Metodologia: Fundadores e Símbolos da IAM

Assessora: Ir. Célia Santos (coordenadora regional)

# 24/04 – 12 passos para organizar um grupo de IAM

Assessora: Ir. Neli (coordenadora regional)

Nessa formação a Província Eclesiástica de Pelotas participou com 06 assessores: 04 de Bagé e 02 de Pelotas.

Mas ainda temos mais algumas formações durante todo este ano, que nos ajudarão no processo de conhecimento dessa bela missão.

Se você sentiu interesse de trabalhar na sua paróquia ou comunidade com um grupo de IAM, entre em contato com as coordenadoras de nossa Arquidiocese de Pelotas:

· Lidiane Rios Meireles – (53) 99193-3334

· Ane Lise Silva – (53) 98116-1314

Encerro com a saudação da IAM, que todas as crianças, adolescentes e assessores usam sempre que se encontram.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo... sempre amigos”.

Vanuza do Pró – Coordenadora da Província Eclesiástica de Pelotas.

8.053 visualizações