PARÓQUIAS RECEBEM VISITA MISSIONÁRIA DE JOVENS DO CLJ

Atualizado: 27 de fev. de 2023

As Paróquias São Lourenço e São João Batista da Reserva, no município de São Lourenço do Sul, receberam a visita missionária de 40 jovens de 14 a 22 anos e 8 adultos (tios) do CLJ (Curso de Liderança Juvenil) das cidades de Cachoeira do Sul e Santana da Boa Vista.

O grupo ficou alojado na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, das Irmãs de Notre Dame, entre os dias 18 de 21 de fevereiro. Entre as atividades realizadas, além de momentos de oração, Missas e convivência, destacaram-se as visitas ao Hospital da Reserva, ao Lar de Idosos Santo Antônio, ao comércio do centro da cidade e às residências. Com violões em punho e bíblia na mão, os jovens tiveram contato com diversas realidades e distribuíram abraços e sorrisos, testemunhando a alegria do Evangelho, por onde passaram.

O que é o CLJ?

O CLJ (Curso de Lideranças Juvenis) é um movimento da Igreja Católica que tem por objetivo ser um instrumento na evangelização de jovens entre os 13 e 25 anos de idade, preparando-os para liderar na Igreja e na sociedade.

Foi criado em 1974, na Paróquia São Pedro (Porto Alegre), pelo Pe. Zeno Hastenteufel (atual bispo emérito de Novo Hamburgo). Com o apoio do então Arcebispo de Porto Alegre, Cardeal Vicente Scherer, a metodologia dos encontros espalhou-se por todo o território daquela Igreja Particular e, posteriormente, por diversas Dioceses gaúchas até hoje.

O objetivo do CLJ é, segundo suas diretrizes, "criar comunidades jovens decididas a serem sinal evangelizador, especialmente entre outros jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem; sinal no meio do mundo".