UM MOMENTO DIVINO

Nessa semana, de 2 a 6 de maio, os Bispos e Arcebispos do Rio Grande do Sul estiveram em Roma, para a visita Ad Limina Apostolorum (no limiar dos apóstolos, em latim).

Os bispos gaúchos tiveram intensa programação em vários Conselhos, Congregações e Comissões da Santa Sé. No primeiro dia os bispos tiveram a oportunidade de celebrar a Santa Missa na Basílica de São Pedro e orar junto ao túmulo do Apóstolo.

O momento mais aguardado da semana foi a Audiência Pessoal com o Papa Francisco, que aconteceu nessa quinta-feira. Momento de diálogo sobre a situação de cada (arqui)diocese do Rio Grande do Sul. No início da audiência, o Santo Padre brincou sobre o idioma a ser utilizado no encontro, dizendo que poderia falar em “portunhol” ou brasileiro.

O Arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, descreveu o encontro como um momento divino, e exaltou a sabedoria e espiritualidade profundas do Papa. O Sumo Pontífice, mesmo com fortes dores no joelho e dificuldade de locomoção, fez questão de estar pessoalmente com os Bispos gaúchos.

Dom Jacinto presentou-o com um quilo de erva mate e conta que o Papa agradeceu alegremente, dizendo que a sua já estava terminando. Francisco também lembrou de suas diversas vindas a Pelotas, quando era então Bispo de Buenos Aires.

O encontro durou duas horas e o Pontífice reforçou ao episcopado gaúcho a importância de não esquecer dos mais necessitados.

A Visita Ad Limina termina nessa sexta-feira. Pela manhã Dom Jacinto presidiu Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. Que São Pedro e São Paulo impulsionem nossa evangelização!

Francisca Legorio - Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pelotas