• Dom Jacinto Bergmann

“A Palavra de Deus para Hoje” 01-02-18

Jesus, no Evangelho de hoje, chamou os seus Doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” Então os Doze Apóstolos partiram e pregaram que todos se convertessem; expulsavam muitos espíritos impuros e curavam numerosas pessoas presas, ungindo-as com óleo.

Quando hoje o Papa Francisco fala em sermos uma “Igreja em saída”, ele tem presente o envio de Jesus aos Doze Apóstolos. Temos que ser uma “Igreja em saída” despojada, propositiva, pregando a conversão, expulsando os espíritos impuros, curando as enfermidades existenciais, ungindo com o óleo da misericórdia, da paz e da esperança.