top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

PASTORAL AFRODESCENDENTE REALIZOU ENCONTRO EM PIRATINI


No dia 14 de abril, foi realizada a reunião da Pastoral Afrodescendente, na Comunidade Quilombola Rincão da Faxina, em Piratini, coordenada pelo Pe. Sérgio L. L. Pereira.

Inicialmente houve a apresentação de todos os presentes, tendo representantes de Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul e das comunidades quilombolas de Piratini.

Durante o encontro, a Presidente da Associação Rincão da Faxina, sra. Maria Emília Soares, salientou a importância da Pastoral Afro na organização da comunidade e pelo apoio na luta pelo acesso às políticas públicas específicas, entre elas, moradia, saúde, vagas para ingresso pelo processo seletivo específico para quilombolas nas universidades federais da região. A presidente da Associação também destacou o acesso à água como uma das demandas mais urgentes. Pois, principalmente no verão, as comunidades sofrem com a escassez tanto para o plantio das lavouras como para o consumo próprio.

Segundo Maria Emília, com recursos do programa Saúde da População Negra, estão sendo construídas as sedes das associações Nicanor da Luz e Brasa Moura e foi adquirido um poço artesiano para a Rincão da Faxina. Maria Emília esteve presente em uma reunião no INCRA ocorrida recentemente, foi salientada a dificuldade deste órgão trabalhar com as comunidades quilombolas devido a maioria dos moradores não possuírem registro de propriedade de terra, por isso é importante as Associações Quilombolas encaminhar uma informações sobre como solicitar o registro da terra ao INCRA.

Outra temática apresentada foi referente à educação. Professoras salientaram o descumprimento nas escolas da Lei 10.639/03 e também a falta de profissionais para trabalhar com alunos que apresentam deficiências como o autismo,  por exemplo.



60 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page