top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

O Ano Litúrgico, os tempos e cores litúrgicas


A Sacrosanctum Concilium no número 102 nos diz que o Ano Litúrgico “revela todo o mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até a ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor”.

O Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus ao logo de um ano; não

apenas recorda e renova as lembranças de ações passadas, mas sua celebração, pela força sacramental que tem, alimenta nossa vida cristã. Para fazer memória deste mistério, a liturgia utiliza três ritmos: diário (alternando manhã e tarde, dia e noite, luz e trevas), semanal (alternando trabalho e descanso, ação e celebração) e anual (alternando ciclo das estações e a dinâmica dos anos). O primeiro domingo do Advento marca o começo do Ano Litúrgico e a solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, marca o seu término. O Ano Litúrgico é composto por vários Tempos Litúrgicos, cada um com sua cor específica e com cantos que demonstram sua índole. Vejamos um esquema:

Tempo do Advento: é o tempo de preparação próxima para as solenidades do Natal. Tempo de piedosa e alegre expectativa. É composto de 4 domingos antes do Natal – cor roxa ou rósea: no terceiro domingo a cor é rosa (não se canta o Glória).

Tempo do Natal: é a celebração do nascimento de Jesus; o Deus invisível tornou-se visível num corpo humano. É celebrado da Festa do Natal até o Batismo do Senhor – cor branca.

Tempo da Quaresma: a caminhada quaresmal é a preparação para a celebração da Páscoa. Compõe-se de 5 domingos, iniciando com a Quarta-feira de Cinzas, Domingo de Ramos e vai até a Semana Santa, com o início do Tríduo Pascal – cor roxa: no quarto domingo a cor é rosa (não se canta o Glória e nem Aleluia).

Tempo Pascal: É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa,“um grande domingo”. Tem como centro o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor (começa na quinta-feira a noite com a Missa da Ceia e vai até a tarde do domingo da Páscoa, com as vésperas).São os 50 dias entre o Domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes – cor branca.

Tempo Comum: é o tempo de celebrarmos o seguimento de Jesus Cristo,desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos sobre os fins dos tempos.Começa no dia seguinte a festa do Batismo do Senho ir e vai até a terça-feira antes da Quaresma, inclusive. São 34 ou 33 domingos distribuídos da festa do Batismo do Senhor até o início da Quaresma; de Pentecostes até a Festa de Cristo Rei – cor verde.


6.121 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page