• Dom Jacinto Bergmann

ANIVERSÁRIO DA DIOCESE/ARQUIDIOCESE e COLETA DA ASSUNÇÃO

Celebramos neste dia 15 de agosto o Dia Litúrgico da Assunção de Nossa Senhora (aqui no Brasil a Solenidade terá lugar no domingo seguinte, dia 19 de agosto). É a data Criação da nossa Diocese/Arquidiocese de Pelotas. Já são 108 anos. Temos mais uma vez a oportunidade para louvarmos a Deus pela nossa Igreja Particular de Pelotas. Também para reforçarmos a convicção: “a Arquidiocese de Pelotas somos cada um de nós, cada uma de nós; nós batizados e batizadas somos a Arquidiocese de Pelotas”.

Estamos também criando a tradição de realizarmos por ocasião da Festa Litúrgica da Assunção, Dia do Aniversário da Criação da Diocese/Arquidiocese de Pelotas, a “Coleta da Assunção” em prol das obras do nosso Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Essa “Coleta da Assunção” realiza-se em todas as Paróquias e Comunidades Eclesiais da nossa Arquidiocese de Pelotas no Domingo após o dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. (Nas Comunidades Eclesiais das Paróquias do interior, a Coleta é feita na Celebração Mensal do Mês de Agosto).

Essa “Coleta da Assunção” caracteriza-se como uma “homenagem à Mãe de Deus e nossa e à sua Casa no meio de nós – o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe”; vem ao encontro da já constatação: “Os nossos fiéis arquidiocesanos tem o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe no seu coração e desejam que a casa da Mãe das Comunidades seja a mais ‘bonita’ possível!”

Vale de novo registrar o motivo imediato da necessidade da “Coleta da Assunção”: Já no ano de 2016, o Corpo de Bombeiros Militar fez uma série de exigências em relação à segurança dos romeiros. Assim, para a efetivação das Romarias, realizamos algumas obras mínimas em 2016 (com custos que giraram em torno de R$ 50.000,00), efetuamos outras obras necessárias em 2017 (com custos que giraram em torno de R$ 160.000,00), e necessitamos enfrentar novas obras para este ano de 2018 (não conseguimos ainda orçar os custos que serão novamente volumosos).