• Irmãs Carmelitas

MÊS DA BÍBLIA

Em setembro comemoramos o mês da Sagrada Escritura! Na regra carmelitana está escrito “meditai dia e noite na lei do Senhor e velai em oração” e “que a Palavra de Deus esteja abundantemente em vossos lábios e em vosso coração, para que tudo o que fizerdes, seja feito em nome do Senhor”.

Nossa oração, deve ser pautada sempre na Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada precisa ser um livro de cabeceira, onde a cada dia se leia algum trecho, alguma frase, porque ela “é viva e eficaz” e não vem até nós sem produzir seus frutos de salvação! A oração inspirada pela Sagrada Escritura traz até nós a presença viva da Santíssima Trindade; a presença do Pai como Criador nosso e de todas as coisas; a presença do Espírito Santo como o nosso santificador, que age nos homens através de seus dons, e a Presença do Filho – o Verbo de Deus, a própria Palavra do Pai que se fez Carne e habitou entre nós. No Filho, foi expressa toda a vontade do Pai e seus sentimentos, traduzidos de forma humana mediante o Mistério da Encarnação. Eis porque, a melhor oração que se pode fazer, é aquela que nos valemos da Palavra de Deus, e da meditação da vida de Cristo presente nos Evangelhos, porque nos leva pouco a pouco a saborear e participar dos infinitos Mistérios do Senhor. A Pessoa que costuma diariamente a ler e meditar em algum trecho da Escritura, mormente aquele que a Igreja propõe em sua liturgia, vai aos poucos se cristificando, porque comunga do Espírito de Deus ali presente... E isso é a oração... Comungar do Espírito de Deus, a fim de se unir a Deus e ajudar outros a conseguir esta união e salvação.

Sendo assim, propomos para este mês, a experiência de rezar com a Sagrada Escritura... Ler diariamente algum trecho dela e meditar durante o dia, procurando entender o que Deus pede de nós! Como estou me relacionando com Deus; presto a Ele a adoração e amor que Ele espera de mim? O que ainda não vai bem em minha vida e devo melhorar para conformá-la com os Mandamentos divinos? O que posso fazer de caridade às pessoas que me foram confiadas ou ao próximo necessitado de ajuda espiritual ou material?

Que neste mês da Bíblia, Deus nos ajude a iniciar e perseverar neste caminho santo e de salvação que a leitura orante da Palavra encerra, caminho pleno de Luz e Mistério, que já nos permite desfrutar de varias formas, mesmo que veladamente, as belezas da vida eterna.

Louvado Seja N. Senhor Jesus Cristo!