Cruz Missionária visita Comunidades Religiosas na Arquidiocese de Pelotas

Chegou no dia de ontem à Arquidiocese de Pelotas a Cruz Missionária enviada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) aos seus regionais. No núcleo de Pelotas a Cruz estará visitando as Comunidades Religiosas presentes em Pelotas, Pedro Osório, Canguçú e São Lourenço do Sul até o dia 14/abril quando seguirá para a Diocese de Bagé.

No dia 05 de novembro, o Papa Francisco recebeu e abençoou a réplica da cruz missionária que será símbolo em todas as dioceses do Brasil na animação do Mês Missionário Extraordinário (MME), realizado em outubro de 2019.

A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão. Faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.

1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.

2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.

3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.

4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia.

A CNBB convida os Ministérios Ordenados e Vida consagrada: bispos, presbíteros, diáconos, religiosos (as) e leigos(as) consagrados as seguintes atividades:

- Divulgar as Cartas da Congregação para Evangelização dos Povos, referentes as motivações do MME. - Trabalhar a temática do MME nos encontros de formação e retiros. - Envolver comunidades de vida contemplativa monástica e de clausura. Enviar carta de motivação para oração. - Destacar a vocação missionária de todo batizado no mês vocacional. - Contemplar a temática do MME durante o 4º Congresso Vocacional Nacional.

- 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: 10-14 de julho 2019; em Santo Antônio da Patrulha-RS.

Além disso, a CRB Nacional convida as Comunidades de Religiosos Contemplativos a também se preparar para vivenciar intensamente o Mês Missionário Extraordinário organizando atividades em seus núcleos e a visita da Cruz Missionária.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA DA CRUZ MISSIONÁRIA ÀS COMUNIDADES RELIGIOSAS:

01/04 - Oração Comunidade das Irmãs de São José de Chambéry

02/04 - Momento Celebrativo na comunidade escolar com os alunos e educadores

03/04 - Instituto Dalmanutá

04/04 - Centro de Espiritualidade das irmãs Franciscanas no Laranjal

05/04 - Comunidade das Irmãs Carmelitas

06/04 - Irmãs da Comunidade da Santa Cecília- Franciscanas

07/04 - Celebração Eucarística na Catedral com todos os religiosos às 09:00 horas (missa transmitida pela rádio- RU)

Comunidade dos Jesuítas

08/04 - Irmãs do Imaculado Coração de Maria