37ª ROMARIA DE GUADALUPE OCORRE DIA 11 DE DEZEMBRO

Programação contempla várias atividades e terá início às 7h no Seminário São Francisco de Paula

No próximo domingo (11), ocorre a 37ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Com o lema “Com Maria, caminhamos juntos na comunhão, na participação e na missão” fiéis da igreja católica poderão demonstrar a sua devoção e fé na mais tradicional festa religiosa da região.

Com diversas atividades, a programação da Romaria começará às 7h com celebração de envio do quadro-imagem do Seminário São Francisco de Paula ao Largo da Cascata. Uma carreta vai passar por alguns dos principais pontos da cidade e deve chegar à Guadalupe próximo das 9h30.

De acordo com o padre Marcus Bicalho, romeiros poderão fazer o percurso a pé da entrada da Casta até o Santuário. A missa, presidida pelo o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, ocorrerá às 10h.

Após, haverá pausa para almoço, com opções de refeições e lanches rápidos comercializados no local. Também será possível adquirir itens da loja de produtos do Santuário, como velas e reproduções da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em mensagem aos fiéis, Dom Jacinto contou como foi a preparação para a Romaria, que reuniu grupos bíblicos das comunidades, paróquias e envolveu a reflexão sobre uma igreja una, santa, católica e apostólica.

A celebração eucarística da 37ª Romaria marca a abertura do ano missionário. Conforme Bicalho, em sua fala, Dom Jacinto aproveitará a oportunidade para dar enfoque a importância da missão dada pela nossa senhora ao índio São Juan Diego.

Entrada

Romeiros a pé terão entrada gratuita. Carros e motos pagam R$10,00 e R$5,00 respectivamente, e devem entrar pela estrada da Nova Cascata.

7h - Celebração de envio do Quadro-Imagem - Seminário São Francisco de Paula

9h30 - Recepção do Quadro-Imagem - Largo da Cascata

10h - Celebração Eucarística - Após, espaço para as confissões

13h30 - Oração do Santo Rosário

14h30 - Bênção do Santíssimo

15h - Bênção dos Romeiros

16h - Celebração Eucarística de encerramento.

Ônibus de linha (saindo de Pelotas)

Recomendações especiais para a 37ª Romaria

1. Organizar em cada Comunidade a participação na Romaria e contratar os ônibus para a excursão até o Santuário em tempo.

2. Pensar uma forma fraterna de facilitar a participação da Romaria dos irmãos e irmãs de menor poder aquisitivo e, por isso, com dificuldades de arcar com as despesas.

3. Organizar e realizar uma animação com reflexões, orações e cantos durante a viagem de excursão ao Santuário.

4. Orientar a todos os romeiros para iniciar a Romaria no Largo da Cascata, acolhendo o Quadro-Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e participando da caminhada até o Santuário.

5. Cuidar com o estacionamento das conduções, observando as leis de trânsito (não é permitido o estacionamento à margem da BR; há a possibilidade de estacionamento no espaço próprio que se localiza a direita do Santuário de quem vem de Pelotas).

6. Levar somente documentos de identificação pessoal; guardar bem todos os pertences pessoais, não deixando-os à vista e evitando extravios.

7. Levar uma quantia monetária para o Momento das Oferendas, oferta que será revertida para as despesas da realização da Romaria e para a continuidade das obras do Santuário.

8. Trazer o Rosário da Igreja, confeccionado durante os cinco (5) Encontros de Rosário Missionário; levar flores para homenagear Nossa Senhora de Guadalupe (ela é a Nossa Senhora das Flores).

9. Levar de casa, segundo o desejo próprio, algo para comer e beber; ter sempre presente a “prática a partilha” (junto ao Santuário há possibilidade de adquirir também, por preço acessível, comida e bebida).

10. Saber distinguir o que é oferecido pela Organização do Santuário(dentro do seu Espaço próprio) e por pessoas ambulantes (fora do Espaço próprio do Santuário).

11. Obedecer rigorosamente a orientação da não permissão de bebidas alcoólicas.