top of page

Arquidiocese de Pelotas celebra o encerramento do Jubileu da Esperança

  • Foto do escritor: Arquidiocese de Pelotas
    Arquidiocese de Pelotas
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

A Arquidiocese de Pelotas se prepara para viver, em clima de profunda comunhão e gratidão, o encerramento do Jubileu Ordinário do Ano 2025, celebrado em toda a Igreja com o tema “Peregrinos da Esperança”. A celebração conclusiva acontecerá no dia 28 de dezembro, às 19h, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas, reunindo presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos de todas as paróquias da Arquidiocese.

Convocado pelo Papa Francisco por meio da Bula Spes non Confundit – A esperança não decepciona, o Jubileu de 2025 marcou o primeiro Jubileu Ordinário do terceiro milênio. Iniciado oficialmente em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma, o Jubileu foi celebrado simultaneamente nas Igrejas particulares, incluindo a Arquidiocese de Pelotas, que iniciou sua vivência jubilar no dia 29 de dezembro de 2024.

Ao longo do ano, a Igreja particular de Pelotas foi chamada a viver intensamente este tempo de graça, renovando a fé, fortalecendo a esperança e testemunhando a caridade cristã. Em sua carta dirigida ao clero, aos religiosos e a todo o povo de Deus, o arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, destaca que o encerramento do Jubileu acontece em plena sintonia com a Igreja espalhada pelos cinco continentes, reforçando o sentido de unidade e comunhão eclesial.

Para possibilitar a participação de todos, Dom Jacinto solicita que, no dia 28 de dezembro, não haja celebrações eucarísticas no período do entardecer nas paróquias, permitindo que presbíteros e fiéis se desloquem até a Catedral e participem juntos deste momento marcante para a vida arquidiocesana.

A Celebração Eucarística de encerramento será, assim, expressão concreta da caminhada jubilar vivida ao longo do ano, coroando um tempo de peregrinação espiritual marcado pela esperança cristã, conforme inspira o hino jubilar: “Chama viva da minha esperança, este canto suba para Ti. No caminho eu confio em Ti!” .

ree

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page