Paróquias homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes
- Arquidiocese de Pelotas
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Devoção às margens das águas: Paróquias da Arquidiocese de Pelotas celebram Nossa Senhora dos Navegantes

A Arquidiocese de Pelotas, amplamente margeada pelas Lagunas dos Patos e Mirim, vive intensamente, no final de janeiro e início de fevereiro, a tradicional devoção a Nossa Senhora dos Navegantes. A relação histórica e cultural das comunidades com as águas se traduz em manifestações de fé que unem celebrações litúrgicas, procissões terrestres, fluviais e lacustres, além de atividades culturais e festivas.
Neste ano, diversas Paróquias da Arquidiocese prepararam uma programação especial para marcar a data de 2 de fevereiro, reunindo fiéis de diferentes localidades. Em São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Pelotas, as homenagens à Padroeira dos navegantes reforçam uma tradição que atravessa gerações, especialmente entre pescadores, marinheiros e famílias ribeirinhas.
Na Colônia Z3, em Pelotas, a 94ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece com o lema “Com Nossa Senhora dos Navegantes, saúde e fé em cada travessia”. A programação teve início no dia 25 de janeiro, com carreata saindo da Igreja Santo Antônio até a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde, seguida de Missa. O tríduo preparatório ocorre nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, na Comunidade da Z3. No dia 1º de fevereiro, está prevista uma procissão luminosa pelas ruas da colônia, e, no dia 2, destaque para a Missa Festiva, às 10h, com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese, a procissão lacustre, a acolhida da imagem no Quadrado e a Missa de encerramento da festa, às 19h, na Comunidade Matriz, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.


Também em Pelotas, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima promove, no dia 2 de fevereiro, procissão e Missa em honra à Padroeira, com concentração às 9h30min, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, reunindo a comunidade para a Santa Missa e procissão.

Em Arroio Grande, a Paróquia Nossa Senhora da Graça organiza uma programação que inclui procissão luminosa, celebrações e atividades festivas, envolvendo toda a comunidade paroquial e reafirmando a fé do povo que vive próximo às águas.

Já, na Paróquia São Lourenço, acontece a 126ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que tem como lema “Maria, Mãe do povo fiel”. A programação iniciou no dia 23 de janeiro, com a inauguração e bênção da nova imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praça dos Navegantes, próxima à igreja. Na sequência, ocorre a novena, sempre às 20h, com a participação das diversas comunidades, encerrando no dia 31 de janeiro. No dia 2 de fevereiro, a festa culmina com Missa Festiva, procissão terrestre, fluvial e lacustre, almoço comunitário e atividades recreativas e culturais ao longo da tarde.
As celebrações em honra a Nossa Senhora dos Navegantes reafirmam a fé do povo da Arquidiocese de Pelotas, unindo espiritualidade, tradição e cultura. Mais do que eventos festivos, os festejos expressam gratidão, pedidos de proteção e esperança, especialmente para aqueles que têm nas águas sua fonte de sustento e de vida, mantendo viva uma devoção profundamente enraizada na identidade da região.







