Assembleia Pastoral Arquidiocesana definirá prioridades e ações para 2026
- Arquidiocese de Pelotas

- há 5 horas
- 3 min de leitura

A Arquidiocese de Pelotas realiza, nos dias 7 e 8 de novembro, a sua Assembleia Pastoral Arquidiocesana (APA), um dos momentos mais importantes do calendário pastoral, reunindo representantes de todas as expressões eclesiais para discernir os rumos da evangelização. O encontro acontecerá na Casa de Encontros do Cenáculo, iniciando na sexta-feira (7), às 18h, e encerrando no sábado (8), às 17h.
De acordo com o arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, a Assembleia “é sempre o grande momento de planejamento da continuidade da caminhada evangelizadora em torno de Prioridades e Ações Comuns Arquidiocesanas”. Neste ano, o foco das reflexões será a proposta para o Ano Pastoral 2026, definido como Ano da Formação e Ano da Saúde.
A proposta, amadurecida nas paróquias e áreas pastorais por meio de questionários e encontros preparatórios, tem como base dois grandes eixos: a apropriação do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos – “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e a abertura de caminhos concretos para uma efetiva Pastoral da Saúde.
Dom Jacinto recorda que o contexto eclesial mundial também influencia o momento vivido pela Igreja local. “Com a morte do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão XIV, não foi realizada a Assembleia Geral da CNBB com a elaboração e aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE). Assim, vivemos um ano pastoralmente aberto, de preparação e escuta, à espera das novas DGAE que orientarão o próximo quadriênio”, explicou o arcebispo.
Devem participar da Assembleia os presbíteros, diáconos permanentes, representantes das comunidades religiosas, da coordenação arquidiocesana dos leigos, das áreas pastorais, das pastorais, movimentos, setores e organismos arquidiocesanos, além de delegados das paróquias (três por paróquia, sendo um jovem), e representantes do Seminário São Francisco de Paula, da Universidade Católica e das escolas católicas.
Segue a convocação da Assembleia Pastoral Arquidiocesana, na íntegra:

Pelotas, 24 de outubro de 2025.
C O N V O C A Ç Ã O
Realizar-se-á, como previsto, nos dias 07 e 08 de novembro próximo, a nossa ASSEMBLÉIA PASTORAL ARQUIDIOCESANA, na Casa de Encontros do CENÁCULO. O início se dará, dia 07, sexta-feira, às 18 horas e o término, no dia seguinte, 08, sábado, às 17 horas.
A Assembleia é sempre o grande momento de planejamento da continuidade da caminhada evangelizadora em torno de Prioridades e Ações Comuns Arquidiocesanas.
(OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Neste ano de 2025 seria o momento de elaborarmos o Plano Pastoral Arquidiocesano - Quadriênio 2026-2030, com base das DGAE – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB. Mas com a morte do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão XIV não se realizou a Assembleia Geral da CNBB com a elaboração e aprovação de novas DGAE para o próximo quadriênio. Elas serão elaboradas e aprovadas apenas na Assembleia Geral da CNBB do próximo ano de 2026. Assim temos um ano pastoralmente aberto, esperando as DGAE que serão elaborados e aprovadas pela Assembleia Geral de 2026 e que serão a base para o nosso Plano Pastoral Arquidiocesano - Quadriênio 2026 - 2030. A proposta refletida e elaborada para o Ano pastoralmente aberto de 2026 é esta: 1° Fazermos a recepção do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: “Por uma Igreja Sinodal - Comunhão, Participação e Missão”; portanto o Ano 2026 será um Ano de Formação; 2° Abrirmos caminhos concretos de uma efetiva Pastoral da Saúde; portanto teremos um Ano da Saúde; 3º Elaborarmos, após a preparação feita nas Comunidades, Paróquias, Áreas Pastorais e Organismos-Setores-Movimentos-Pastorais, na Assembleia Pastoral Arquidiocesana as Ações Comuns Arquidiocesanas para concretizar esses dois Anos: da Formação e da Saúde).
Convoco, pois, para a próxima Assembleia todos os respectivos MEMBROS: Presbíteros, Diáconos Permanentes, Representantes das Comunidades Religiosas, Representantes da Coordenação Arquidiocesana dos Leigos, Representantes dos Leigos das Áreas Pastorais, Delegados das Paróquias (três e um deles sendo jovem), Representantes das Pastorais, Movimentos, Setores e Organismos Arquidiocesanos, Representantes do Seminário São Francisco de Paula, da Universidade Católica e das Escolas Católicas.
Sob a ação da Santíssima Trindade, pedimos a bênção de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Comunidades, e a intercessão de São Francisco de Paula, Padroeiro da Arquidiocese, e de todos os Santos e Santas Padroeiros de nossas Paróquias, para respondermos aos desafios pastorais da história de hoje e de amanhã de nossa Arquidiocese.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano.











Comentários