CATEDRAL SÃO FRANCISCO DE PAULA OFERECE SERVIÇO DE ESCUTA

No último dia 09 de fevereiro, na Catedral de São Francisco de Paula, foi oficialmente iniciada a Pastoral da Escuta. Durante a missa, presidida pelo padre Luiz Boari, foi apresentado o novo serviço que a paróquia oferece à suas comunidades, como também, o grupo que participa desta pastoral. O grupo de agentes da escuta é formado por membros atuantes da comunidade que oferecem seu tempo aos que buscam alguém para ouvi-las com atenção e respeito em momentos de aflição, sofrimento emocional e existencial, ou qualquer outro momento que ela esteja vivendo e que necessite de desabafo ou de partilha de uma situação vivida.

Os agentes da escuta receberam formação para esta atividade dentro da própria paróquia. Liderados pelo padre Luiz e vindos de diversas áreas de atuação, como a psicologia, teologia e assistência social, criaram juntos o modelo de serviço local, usando seus saberes e literatura especifica, já que esse tipo de serviço não é inédito. Tem-se conhecimento que a pastoral da escuta, serviço de escuta, pronto socorro espiritual já existem no Brasil, em comunidades católicas, desde 1970.

A comunidade de São Francisco de Paula (Catedral) formou esse primeiro grupo que se deve reproduzir em outras comunidades. O grupo precursor de agentes é formado por: Francisco Vidal, Nina Chagas, Maria Cristina Padilha (Tininha) e Ivânio Morales. O padre Luiz ressalta: “Não é terapia. É escuta. Uma escuta que acontece dentro do sagrado”. O Serviço de escuta é oferecido todas as quartas feiras da 14h às 16h na sacristia da igreja. Os horários devem ser previamente agendados no número 3222 2096. É aberto a comunidade e gratuito.

Na foto: Francisco Vidal, Nina Chagas, Padre Luiz Boari, Maria Cristina Padilha (Tininha) e Ivânio Morales.

Texto: Ivânio Morales