top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

DEIXAI VIR A MIM...POR QUE?



No próximo dia 12 de outubro celebramos o Dia da Criança (meus parabéns mais carinhosos a todas as crianças de idade e de espírito). Esse dia, desde minha infância até hoje já caminhando para os 70 anos de vida, sempre me foi e é muito caro à mente e ao coração. Simplesmente “adoro o Dia da Criança”! Mais, a partir do momento que tive contato consciente com a Palavra de Deus, a atitude e a palavra de Jesus quando se achegaram a Ele crianças e os seus discípulos proibiram à aproximação delas, foram e são objeto de minha meditação, contemplação e mistagogia. A descrição da atitude e aspalavras de Jesus encontram-se praticamente iguais nos três Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, tanto na língua original grega como nas traduções. Descrevem a mesma atitude de indignação de Jesus com os discípulos de não deixarem as crianças se aproximarem Dele e colocam as mesmas palavras proferidas por Jesus: “Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, pois o Reino do Alto (de Deus) pertence aos que se assemelham a elas”.

Ao lermos as palavras de Jesus: “Deixai as crianças virem a mim..., pois o Reino do Alto (de Deus) pertence às crianças”, vem também logo presente a oração que Ele proferiu num outro momento: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes as coisas do Alto (de Deus) aos grandes e complicados e as revelastes aos pequenos e simples” (tradução “livre” minhado original grego).

Jesus, usandona oração, a linguagem da “pequenez” e da “simplicidade”para a criança e a linguagem da “grandeza” e “complexidade”para a não-criança, qual o entendimento que Ele tinha? Ouso traduzi-lo nas palavras que seguem.