Arquidiocese de Pelotas
DEUS SE FAZ MENINO PARA NOS VENCER NO AMOR
Atualizado: 28 de dez. de 2021


O desejo, que todos portamos em nossos corações, é de que a Festa do Natal/2021 nos dê, em meio à pandemia que ainda estamos vivendo, o presente sereno e profundo de tocarmos a bondade de nosso Deus com as mãos, infundindo-nos nova coragem.
Para melhor compreendermos o significado do Natal do Senhor, também é importante uma breve referência à origem histórica desta solenidade. De fato, o Ano litúrgico da Igreja não se desenvolveu inicialmente a partir do evento do nascimento de Cristo, mas sim da fé em sua Ressurreição.
O primeiro a afirmar com clareza que Jesus teria nascido em 25 de dezembro foi o escritor antigo, Hipólito de Roma, em seu comentário ao Livro do Profeta Daniel, escrito por volta de 204. Algum exegeta observa, depois, que nesse dia era celebrada a festa à Dedicação ao Templo de Jerusalém, instituída por Judas Macabeu em 164 a.C.. A coincidência de datas vem então significar que, com Jesus, surgido como Luz de Deus em meio à noite, realiza-se verdadeiramente a consagração ao templo, o Advento de Deus sobre esta terra.