• Bruna Heinemann

Criatividade e Arte para fazer o bem!


O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe vem investindo em reformas durante os últimos tempos para que o local passe a gerar renda para sua própria manutenção, assim a Mitra que se encarregava deste sustento, poderá dirigir seus recursos diretamente para suas pastorais sociais, como Caex, Instituto de Menores e Caritas.

Uma ação que promete trazer muitos visitantes é o Edital lançado pela Mitra juntamente com a Universidade Católica de Pelotas. Estão sendo selecionados artistas que recriem as 14 estações da Via Sacra em uma trilha cuidadosamente elaborada pelas matas que cercam o Santuário. Marcus Bicalho, Administrador do local afirma: “Escolhemos reproduzir a via sacra em uma trilha mais fechada para o caminhante sentir um pouco das dificuldades enfrentadas por Jesus exatamente naquele momento da vida, na condenação, flagelo e crucificação”.

É comum imaginarmos a Via Sacra com cenas de pinturas realistas, porém, neste edital, serão aceitas as mais diversas formas de expressão: “A queda de Jesus, por exemplo, pode ser uma queda simbólica, em uma sociedade com gente passando fome e um Congresso Nacional com muitos privilégios. Isso é uma grande queda de Jesus na construção do reino”, explica Marcus.

Propostas plástico-visuais diversas são bem vindas, como pintura, desenho, gravura, cerâmica, tapeçaria, escultura, fotografia, dentre outras.

O Edital aceitará inscrições até 26 de Janeiro e está disponível no site da UCPel, clique aqui e confira!


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube