MISSAS DE POSSE DOS NOVOS PÁROCOS

Na primeira quinzena de dezembro, foi divulgado pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann a lista de remanejamento de forças presbiterais. Confira a lista completa clicando aqui.

Agora, no mês de fevereiro, ocorrerão as Missas de tomada de posse dos novos párocos. As cerimônias serão presididas pelo Arcebispo com transmissão ao vivo pela página da Arquidiocese no Facebook.

No dia 07/fev, o Pe. Tarcísio Anderson de Souza assume a Paróquia Operários de Cristo, às 19h, na Com. Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Sítio Floresta. Na semana seguinte, o Frei Alfredo Francisco de Souza, da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia, assume a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Simões Lopes, também às 19h.

Conheça um pouco dos novos párocos:

Pe. Tarcísio Anderson de Souza:

Tarcísio Anderson de Souza nasceu no dia 3 de junho de 1981, filho de Francisco Gonçalves de Souza (in memoriam) e Maria Eulália de Souza. Natural de Santa Luzia-PB, tem três irmãos: João, Marcos e Carlos. Foi batizado no dia 27 de setembro de 1981 na Paróquia de Santa Luzia em Santa Luzia-PB pelo Pe. Luiz Gonzaga Callou e recebeu a Primeira Comunhão das mãos do Pe. Marcos dos Prazeres no dia 30 de maio de 1990, na Paróquia São João Bosco, em Brasília. Também nessa Paróquia recebeu o Sacramento da Crisma no dia 07 de dezembro de 2001 pelo Bispo Auxiliar de Brasília Dom Damasceno.

Deu entrada no Seminário dos Salesianos para a experiência do Aspirantado em 1998 onde permaneceu até 2010 completando 12 anos de formação Salesiana. Neste período graduou-se em filosofia no ano de 2007 pelo ISTA (Instituto São Tomás de Aquino) e em 2011 pós graduou-se em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela FAJE (Faculdade Jesuíta), ambos em Belo Horizonte.

2013 é o ano da sua Chegada na Arquidiocese de Pelotas onde ingressou no Seminário São Francisco de Paula, para o Propedêutico. No ano de 2014, iniciou a etapa da Configuração, graduando-se em Teologia no ano de 2017, pela UCPEL no Instituto de Teologia Paulo VI, em Pelotas.

Realizou o estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canguçu nos anos de 2014 e 2015. No dia 11 de março de 2015 no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe recebeu o Rito de Admissão. No ano de 2016 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Piratini fez seu estágio pastoral e em 19 de maio de 2016 no Seminário São Francisco de Paula recebeu o Ministério de Leitor. Em 2017, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pelotas, desenvolveu seu estágio pastoral. Recebeu seu Ministério de Acólito no dia 26 de novembro de 2017 no Ginásio do Seminário São Francisco de Paula.

No ano de 2018 desde o dia 1° de fevereiro, chegou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canguçu, para fazer a síntese vocacional. No dia 29 de junho do mesmo ano foi ordenado diácono transitório.

Já, dia 24 de novembro de 2018, pela Oração Consagratória e imposição das mãos de V. Exa. Revma. Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano de Pelotas foi ordenado presbítero para o serviço da Igreja e do Povo de Deus, na força do discipulado e na alegria da oração.

Desempenhou seu ministério até o momento como vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, e desde 2020 é o padre referencial da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Pelotas.

Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA

Nasceu aos 17 de setembro de 1966, na cidade de São José, na grande Florianópolis, Santa Catarina. Ingressou na Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia (CMSIA) em 1996, no Rio de Janeiro.

Professou os primeiros votos em 1997 e os votos perpétuos em 1999. Cursou filosofia na PUC-MG. No ano 2000 concluiu a faculdade de teologia na Pontifícia faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi ordenado presbítero aos 12 de janeiro de 2001.

Há 19 anos vem exercendo a função de formador na Congregação e já atuou como promotor vocacional, mestre de aspirantes, postulantes, noviços e estudantes de filosofia. Por duas vezes foi eleito superior geral da Congregação para os triênios 2007-2010 e 2010-2013.

Residiu em Bauru a partir 2003 e desde então desenvolveu diversas funções da Diocese como Coordenador da Região Pastoral II, Assessor Diocesano da Pastoral da Criança, Assessor Diocesano do 4º Programa, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, membro do Conselho de Presbíteros por vários mandatos, até ser transferido para Mogi das Cruzes, como mestre de noviços e administrador da Casa de Formação Frank Duff, da Legião de Maria do Estado de São Paulo.

Tornou-se pároco da paróquia de Santa Luzia em 2005. Paralelamente à função de pároco de Santa Luzia, exerceu também a função de administrador paroquial das paróquias São Paulo Apóstolo e São Brás.

Nos últimos anos especializou-se como terapeuta de Counseling, processos terapêuticos breves na área do desenvolvimento humano e também como palestrante nos processos da relação de ajuda a famílias, casais etc e especializou-se em hipnoterapia clínica, ultimamente, como ferramenta para o atendimento na relação de ajuda.