PARÓQUIA APARECIDA REALIZA VISITAÇÃO MISSIONÁRIA PERMANENTE

Por que e para que visitar?

Visitar é sair de si mesmo. É, como Jesus, levar a mensagem do Reino ao povo de Deus que está ferido, entristecido, enlutado e, muitas vezes, desanimado. É assim que compreendemos a proposta das Visitas Missionárias Permanentes em nossa realidade para, ao invés dos lamentos e reclamações, sejamos mensageiros de Deus e da Boa Notícia que Jesus veio anunciar.

Pensando em retomar e dinamizar a vida pastoral de nossa Paróquia, vimos que não podíamos ficar nas boas intenções apenas, esperando as pessoas retornarem, de momento tão difícil da pandemia que nos isolou a todos, de uma forma ou de outra e que, de certa forma, nos acostumou a ficarmos isolados.

Com todos os cuidados, obviamente, decidimos reunidos em Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) assumir este compromisso em 2021. Para o planejamento pastoral de 2022 não poderíamos deixar de observar o quanto aquelas visitas missionárias “portão a portão” foram importantes e necessárias, não apenas para as famílias que recebiam as visitas, mas também para a comunidade como um todo, para os agentes de pastoral e, é claro, para atender aos apelos da Igreja em saída.

É por isso que agora as visitas são permanentes como escolha assumida pela comunidade paroquial, num esquema de rodízio de visitas no prazo de uma semana por mês em cada comunidade. Assim, todas as comunidades serão visitadas ao longo do ano.

Já com um olhar para as exigências do Sínodo: Comunhão, Participação e Missão, queremos ter uma postura nova, cheia de esperança para não cair no pessimismo, como tem nos alertado o Papa Francisco. Afinal, é mais fácil viver reclamando e criticando do que sair em campo missionário. Portanto, ainda de “portão a portão”, com a bíblia e o terço nas mãos, com um roteiro simples para visitar famílias católicas e não católicas, queremos ser expressão missionária paroquial pelas ruas e bairros que compreendem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com todas as suas comunidades.

Entre os dias 05 e 12 de março, as visitas serão realizadas na área da Comunidade São João Paulo II, mas especificamente no Residencial Visconde da Graça.

Texto: Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA - Pároco